13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

Meio ambiente e descarte consciente do lixo: uma proposta tecno-participativa com adolescentes

Introdução

A transmissão de conhecimento à população adolescente é um dos pilares formadores de novas conjunturas, caracterizada por sua capacidade de transformação positiva e autonomia nas decisões políticas e mudanças socioculturais dos territórios ao qual fazem parte (Kerbauy, 2005).

Objetivos

Oferecer informações sobre cuidados com meio o ambiente e descarte consciente do lixo, como forma de ofertar subsídios a construção de ações educativas que favoreçam a melhoria das condições sanitárias locais.

Relato de Experiência

O estudo foi realizado em parceria com uma escola de instituição de ensino fundamental I e II localizada no bairro Praia do Futuro II - Fortaleza, Ceará. A amostra foi composta por 24 alunos com faixa etária entre 10 e 14 anos que estivessem cursando o 5° ano do ensino fundamental. O projeto foi dividido em duas etapas: a primeira, foi elaborada por meio de uma roda de conversa, contando com imagens digitais sobre posturas positivas e negativas frente aos cuidados com o lixo urbano; e a segunda, foi composta de oficinas e atividades lúdicas que trabalhavam o descarte responsável e a reciclagem.

Reflexão sobre a experiência

Os alunos reconheceram na vivência a importância dessa ação para o meio comunitário e protagonizaram a construção de um brinquedo ou um jogo com materiais descartados no lixo domiciliar ou comunitário. Podemos observar por intermédio das respostas dos adolescentes e da postura frente às atividades que eles não só compreenderam as informações, mas as classificaram como sendo fundamentais na participação da construção do processo saúde e doença em sua comunidade.

Conclusões ou recomendações

A execução de atividades educativas nessa população reflete em impactos positivos na vida e na saúde desses jovens e de todos que os rodeiam, sendo importante a inclusão desta discussão dentro das escolas e equipamentos sociais comunitários.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Educação Ambiental, Adolescente, Promoção da Saúde.

Área

Adolescência

Autores

ANA MAIARA VIANA, IANA SIMAS MACEDO, ROBERTA LOPES RIBEIRO, VICTOR GOMES PITOMBEIRA, IGOR BACKSMANN CORTEZ, JOSEANE MARQUES FERNANDES