Dados do Trabalho
Título
A Importância de uma Abordagem Multidisciplinar do TEA evidenciada no I Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista: Relato de Experiência
Introdução
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e interação social, associados a padrões restritos e repetitivos de comportamento. Torna-se evidente precocemente na infância, afetando diversas áreas de desenvolvimento. Diante disso, eventos científicos constituem uma importante ferramenta de atualização científica para profissionais e estudantes.
Objetivos
Relatar a importância do ensino, utilizando palestras expositivas, discussões e troca de experiências, através do I Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista: Uma Visão Multidisciplinar, organizado pela Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Unifametro), ao público de educadores, estudantes e profissionais da área da saúde, bem como evidenciar uma abordagem multidisciplinar das intervenções no TEA.
Relato de Experiência
O Simpósio ocorreu entre 20 e 21 de outubro de 2018, na Unifametro, com duração de 20 horas, foi divulgado nas redes sociais por meio de cartazes contendo informações sobre o evento e especialidade de cada palestrante. As inscrições foram realizadas mediante formulário eletrônico e presencialmente no dia do evento. Ao todo, houve 136 participantes, sendo 103 estudantes e 33 profissionais. Foram ministradas 15 palestras por profissionais da área da saúde e educadores, acerca de temas que demonstraram a abordagem multidisciplinar no TEA, desde seu diagnóstico até o tratamento de suas comorbidades e inclusão social, bem como proporcionaram uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Reflexão sobre a experiência
As palestras repassaram ao público a importância da abordagem multidisciplinar na evolução do paciente com TEA, evidenciando a contribuição das diferentes áreas para seu diagnóstico e desenvolvimento cognitivo-comportamental, social e linguístico.
Conclusões ou recomendações
Diante da importância da multidisciplinaridade na abordagem do TEA, faz-se necessária a organização de eventos científicos que busquem incitar a discussão, atualizar e aprofundar os conhecimentos de educadores, profissionais e estudantes da área da saúde.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Ensino; Simpósio; Transtorno do Espectro Autista; Multidisciplinar.
Área
Ensino na área da Pediatria
Autores
Maria Yasmim de Oliveira Freitas, Andreza Ribeiro Pinho, Camila de Freitas Costa, Andrea Márcia Pereira Vieira, Maria Cecília Bonfim dos Santos, Norma Martins de Menezes Morais