13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PNEUMONIA EM PACIENTE PEDIATRICO COM ANEMIA FALCIFORME: RELATO DE CASO

Introdução

A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) é uma doença de alta incidência e de grande importância que representa causa de morbimortalidade no mundo, podendo ter consequências graves, como óbitos infantis. Geralmente, ocorre como complicação de uma infecção viral das vias aéreas, e sua etiologia varia conforme a faixa etária.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de um paciente pediátrico que foi assistido no Hospital Geral de Fortaleza.

Relato do caso

P.W.G., 6 anos e 10 meses, com quadro clínico de 8 dias de tosse, inicialmente seca, que evoluiu para cheia, associada à febre, dor torácica ventilatório-dependente, otalgia bilateral e hiporexia, foi internado para o tratamento de pneumonia com Ceftriaxona IV, máscara de Venturi 35% e Cetoprofeno VO de 8/8h para controle do desconforto respiratório e da dor; é portador de anemia facilforme, com Hb de 5,4, sendo necessário hemotransfusão de 1 CH logo na admissão. Seu quadro evoluiu em 48 horas com piora do padrão radiológico, sendo associada oxacilina. Apresentava derrame pleural importante à esquerda, evidenciado em USG (200 ml não septado), sendo drenado e enviado para avaliação (cultura negativa). Após a retirada do dreno, o paciente evoluiu com resolução da febre e da dor pleurítica, estando apto para alta hospitalar.

Discussão

Na anemia falciforme, devido a asplenia, há susceptibilidade a infecções, sendo o Haemophilus influenzae tipo b e o pneumococo os mais prevalentes e graves em crianças. Essas infecções podem causar síndrome torácica aguda acompanhadas de acidose, hipóxia e desidratação, e podem desencadear as crises de falcização, intensificando a gravidade do quadro.

Conclusões

Devido à repercussão das pneumonias em pacientes pediátricos, principalmente aqueles que apresentam comorbidades, como anemia facilforme, é de suma importância o diagnóstico e o tratamento adequados, minimizando a morbimortalidade de tais quadros.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Pneumonia; Pneumologia; Pediatria; Anemia Falciforme

Área

Pneumologia

Autores

Maria Améllya Nunes Diniz, Camila Ximenes Pinto, Gabriela Pinheiro Gomes Wirtzbick