13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DE CUIDADORES E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PRATICANTES DE EQUOTERAPIA

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome que se caracteriza por alterações consideráveis na interação social, na comunicação e no comportamento, afetando a capacidade do indivíduo de realizar suas atividades. Os movimentos das crianças com autismo mostram-se bastante primitivos, utilizando- se de uma linguagem não verbal. Nessa cicunstância, a equoterapia é reconhecida como uma técnica de reabilitação mais competente para atender as necessidades das crianças com TEA. Conhecer o perfil sócio demográfico dos cuidadores visa um melhor entendimento sobre os padrões de ocorrência da doença, possibilitando um melhor embasamento das estratégias para a assistência a saúde dessas crianças com TEA.

Objetivos

Identificar o perfil sócio demografico de cuidadores e crianças com diagnóstico TEA praticantes de equoterapia.

Métodos

Tratou-se de um estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa, realizado na Cavalaria da Polícia Militar. Participaram da pesquisa nove cuidadores de crianças com diagnóstico clínico de TEA e praticantes de equoterapia, com faixa etária de 2 a 10 anos. Foi aplicado com os cuidadores um questionário sociodemográfico.

Resultados

O presente estudo identificou, que 55,6% das crianças autistas que realizavam atendimento de equoterapia tinham idade entre 7 a 10 anos, 88,8% eram do gênero masculino, e 77,7% dos cuidadores eram as mães. Quanto aos aspectos Socioculturais, 44,5% tinham ensino superior completo, 77,7% tiveram três ou menos gestações e 100% realizaram as nove consultas pré-natais. Em relação a renda familiar 55,5% recebem entre 1 e 3 salários mínimos, 11,1% recebem menos ou 1 salário mínimo.

Conclusões

Conclui-se que o perfil sóciodemográfico dos cuidadores influencia na qualidade de vida das crianças com TEA, o que pode ter interferido nas possibilidades terapêuticas e experiências às quais a criança é exposta, repercutindo no desenvolvimento global.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Terapia Assistida por Cavalos. Fisioterapia. Transtorno Autístico. Cuidadores

Área

Neurologia

Autores

Liliane Nunes da Silva, Rayane Ingrid Maciel Uchoa, Jéssica Floriano Lima, Maria Audilene dos santos chaves