13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

FORUM TEMATICO SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): AUTISMO E INCLUSAO ESCOLAR, UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista se caracteriza pelo desenvolvimento social atípico e pela preferência restrita a atividades e interesses. Essas características podem ocasionar isolamento social e dificuldades de comunicação. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento da competência social.

Objetivos

Relatar a experiência de estudantes de medicina, na participação do Fórum Temático sobre TEA, que ocorreu no Centro Universitário Unichristus, no mês de abril de 2019, devido à importância de tal temática tanto no âmbito acadêmico como social.

Relato de Experiência

Durante a apresentação do painel, tivemos a oportunidade de entender um pouco mais sobre a realidade do TEA com a Pedagoga Fernanda Cavaliere, que trabalha, incansavelmente, pela inclusão dos indivíduos com deficiência. Foram ressaltados os pontos positivos de uma educação inclusiva, mostrando que todos se beneficiam de tal proposta, já que conviver com as diferenças minimiza o preconceito e forma pessoas mais empáticas. Ademais, para os indivíduos com TEA, cujo comportamento-espelho é um hábito frequente, socializar-se com crianças da mesma idade pode melhorar seu comportamento e desenvolvimento social. Além disso, foi apresentada a nós a Lei do autismo que propõe em seu Art. 7o : “O gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 a 20 salários-mínimos.”, mostrando a importância de tal inclusão.

Reflexão sobre a experiência

“O autismo é parte deste mundo, não um mundo a parte.” Educando en la vida.

Conclusões ou recomendações

Com base na participação dos alunos, percebeu-se a importância da inclusão escolar dos indivíduos com TEA, para seu desenvolvimento psíquico e social, bem como a sensibilização para a causa da assistência inclusiva.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Autismo; Autismo infantil; Educação especial; Políticas públicas

Área

Ensino na área da Pediatria

Autores

Maria Améllya Nunes Diniz, Camila Ximenes Pinto , Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira