13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE CRIANÇAS COM COINFECÇAO DE LEISHMANIOSE VISCERAL E HIV NO ESTADO DO CEARA.

Introdução

A leishmaniose visceral (LV) é causada por protozoários do Gênero Leishmania frequente em áreas tropicais e subtropicais. Sua disseminação pode ser viabilizada por infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Assim sendo, este trabalho traz à luz dados de correlação da coinfecção LV - HIV na infância, um tema de grande relevância, porém pouco explorado.

Objetivos

Identificar o perfil epidemiológico de pacientes de zero a 12 anos com coinfecção de LV - HIV no período de 2011 a 2017, no estado do Ceará.

Métodos

Os registros desta coinfecção, idade, sexo, município de residência e local de notificação foram coletados através da análise retrospectiva, descritiva e quantitativa de dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados

Observou-se que, dos 2406 casos notificados no Ceará com LV nesta faixa etária (e no período de 2011-2017), apenas 18 casos (0,7%) apresentaram coinfecção com HIV, e 33,29% dos casos não tiveram a notificação de coinfecção com HIV especificada (diagnóstico ignorado), subestimando o número real de casos de LV - HIV. Em 2011, foram notificados 5 casos de LV - HIV, e, em 2017, 4 casos. Quanto ao sexo, 55,5% eram meninos e 44,4% meninas. O município com maior número de casos registrados foi Fortaleza (7 casos), seguido por Sobral (6 casos), assim como o município de residência (Fortaleza com 4 e Sobral com 3). No que tange à evolução dos casos de coinfecção notificados, 77,77% obtiveram a cura, 5,55% foram a óbito por LV e os demais não foram notificados ou foram transferidos para outro local.

Conclusões

O número de casos de LV relacionados a coinfecção com HIV é subnotificado no estado do Ceará, gerando informações limitadas para a realização de políticas de prevenção mais eficientes. É importante ressaltar que, dentre os pacientes notificados, a maioria evoluiu para a cura.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Leishmaniose Visceral, HIV, Epidemiologia.

Área

Infectologia

Autores

Roberta Lopes Ribeiro, Júlia Silva Paz, Amanda Queiroz Carneiro Pinheiro, Clarissa Maria Gonçalves Machado, Juliana Lucena Martins Ferreira, Leidiane Pinho Silva