13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA MUSICOTERAPIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: HUMANIZAÇAO MUSICAL E A INTERVENÇAO JUNTO AO PREMATURO

Introdução

O USO DA MÚSICA É UMA FERRAMENTA PODEROSA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Objetivos

VERIFICAR O RESULTADO DA MÚSICA COMO ESTÍMULO AUDITIVO JUNTO AOS PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE NEONATOLOGIA

Métodos

TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, PROSPECTIVA E EXPERIMENTAL, REALIZADA NO PERÍODO DE FEVEREIRO A MARÇO DE 2010. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS À EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE O USO DA MÚSICA NA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DE REFERENCIA. OS DADOS FORAM ANALISADOS PELO PROGRAMA LIBREOFFICE CALC, VERSÃO 5.2.1.2. ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA SOB Nº 2.012.239.

Resultados

RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO 22 PROFISSIONAIS. DESTES, 54,55% CONSIDERAM IMPORTANTE E 31,82% INTERESSANTE O USO DA MÚSICA DURANTE O ATENDIMENTO. 36,36% RELATARAM QUE APÓS O USO DA MÚSICA PASSOU A TER UM OLHAR DIFERENTE PARA COM O BEBÊ. 31,82% MUDOU O TOQUE NO BEBÊ E 13,64% CONTINUOU A AGIR NORMALMENTE OU NÃO RESPONDEU. 86% TIVERAM INTERESSE EM APRENDER AS MÚSICAS, MESMO QUE 50% SE CONSIDERASSEM DESAFINADOS.

Conclusões

HÁ O INTERESSE GERAL NO USO DA MÚSICA DENTRO DA UNIDADE , E ESTE PROPORCIONOU UM OLHAR MAIS HUMANIZADOR E DIFERENCIADO PARA COM O PACIENTE, INDEPENDENTE DA CAPACIDADE DE USAR ADEQUADAMENTE A VOZ DURANTE A FONAÇÃO.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

MUSICOTERAPIA, RECEM NASCIDO PREMATURO, ASSISTENCIA MULTIPROFISSIONAL

Área

Neonatologia

Autores

MARIA CLAUDIA MENDES CAMINHA MUNIZ, NUBIA MARIA SALDANHA ALVES, YOHANNA MONTEIRO, JOCELIA MARIA DE AZEVEDO BRINGEL, NATALYA VITORINO SULIANO TEIXEIRA, CAROLINE SAMPAIO SOUSA