Dados do Trabalho
Título
TÍTULO INTERVENÇÃO EDUCATIVA - UM PROJETO DE SAÚDE
Introdução
Introdução
A creche configura um ambiente educacional, social conveniente para trabalhar conhecimentos, mudanças de comportamento, iniciando o mais precoce possível. Nosso projeto tem como objetivo a prevenção de doenças e promoção da saúde da criança, o que reafirma educação como essencial no impacto, na efetividade do projeto, uma vez que a educação perpassa qualquer programa de saúde.
Objetivos
Objetivos
Relatar uma experiência que ressalta a intersetorialidade entre Escola, Saúde e Universidade
Relato de Experiência
Relato de experiência
Acadêmicos de medicina da Unichristus realizaram atividades de práticas profissionais promovidas pelo módulo Integração, Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC) no projeto de intervenção "Infância: desafios para seguir em frente " na creche Frei Tito, escolhida a partir do diagnóstico de situação, por meio de visitas domiciliares, aplicando questionários na comunidade próximo à Unidade Básica de Saúde Frei Tito e grupo focal com participação de usuários, coordenadora, agentes de saúde e outros profissionais da Unidade e representante do Conselho de Saúde e da Creche. Seguiram-se reuniões, discussões, compondo uma rede em constante entrelaçar, construindo trajetórias. Descobriu-se, a riqueza da troca de olhares da intersetorialidade, da interdisciplinaridade, pois planejamento em conjunto para solução de problemas encontrados era o foco.
Reflexão sobre a experiência
Reflexão sobre a experiência
O elo entre os profissionais de saúde e de educação é essencial para a promoção de hábitos saudáveis. O aprendizado de forma interativa reunindo profissionais e acadêmicos sob orientação de professora, e crianças da creche, ainda se descobrindo é propício a absorção de hábitos saudáveis.
Conclusões ou recomendações
Conclusão
O esforço é coletivo, envolve todos - professores, profissionais de saúde, família. A intersetorialidade, a interdisciplinaridade fortalece a educação em saúde.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Educação em saúde , intersetorialidade, creche
Área
Saúde Escolar
Autores
Deborah Costa Moreira Albino, Clara Farias Otoni, Emanuelle Cordova de Souza, Vanessa Maria Oliveira de Mello, Jocileide Sales Campos