13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA INFLAMATORIA INTESTINAL DE INICIO MUITO PRECOCE: RELATO DE CASO

Introdução

DII representa um grupo de afecções intestinais infamatórias crônicas idiopáticas, representado por Doença de Crohn, Colite Ulcerativa e Colite Indeterminada. No Brasil incidência de 3-4/100 .000. Dentre esses, 25-30% ocorrem em idade pediátrica. Sendo início precoce entre 6-10 anos e muito precoce <6 anos (5%).

Objetivos

Alertar para sinais de alarme em casos de diarreia crônica em crianças.


Relato do caso

R.S.N, 4 anos, feminino. Foi admitida na enfermaria HGWA no dia 13.03.2019 com diarreia há 1 ano, pastosa, com sinais de urgência e frequência 10x ao dia. Há 6 meses, relata internamento hospitalar por disenteria e febre, quando teve quadro melhorado. Há 1 mês relata retorno da disenteria e febre. Durante internamento, foi evidenciado baixo peso (Z-escore:-2) com perda de peso importante em caderneta da criança. Foi solicitado exames que demonstraram anemia importante, provas inflamatórias aumentadas e ANCA atípico:reagente 1/80. Foi realizado colonoscopia e biopsia: colite crônica em atividade intensa (ceco) e leve (segmentar).EDA: Sem alterações. Paciente foi de alta com diagnóstico de Colite Ulcerativa para acompanhamento com gastroenterologista pediátrico.

Discussão

As DII são afecções crônicas de etiologia desconhecida. Na pediatria, acredita-se que o fator genética tem uma maior contribuição na fisiopatológico. Na apresentação clínica, apenas 25% apresentam a tríade clássica: perda de peso, dor abdominal e disenteria. Na abordagem diagnostica pediátrica os marcadores sorológicos podem não se positivar devido à imaturidade do sistema imune. Sendo válido pedir o ANCA atípico nessa faixa etária. Na pediatria, EDA é solicitado de rotina, devido o caráter dinâmico que é intrínseco a DII e também pela frequência do quadro de inflamação difusa do trato gastrointestinal superior.

Conclusões

Dessa forma, DII na pediatria com idade infantil o diagnóstico de DII é dinâmico; a quase totalidade tem ao diagnóstico doença moderada com fenótipo cólico e entre 6-10 anos íleo-cólico.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Doença Inflamatória de início muito precoce ; ANCA atípico

Área

Gastroenterologia

Autores

Clara Pinheiro Rebouças Coutinho, Maria Julia Rodrigues Teixeira, Caio Cesar Otoni Espindola Rocha