13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

HIGIENE BUCAL, POR ACADEMICOS DE MEDICINA PARA CRIANÇAS EM UMA CRECHE

Introdução

Os pré-escolares necessitam de intervenções efetivas de promoção da saúde bucal , especialmente em escolas de ensino infantil, e que associem saúde à educação, realizadas por equipe multiprofissional da atenção primária em saúde, educadoras e a comunidade. Na faixa etária 3-5 anos, as crianças estão desenvolvendo habilidades psicossociais. Assim a educação em saúde bucal é uma oportunidade para adquirirem hábitos no cuidado de si.

Objetivos

Experimentar, de forma ilustrativa e lúdica, comportamentos adequados de saúde bucal entre crianças entre 3 e 5 anos.

Relato de Experiência

Foram realizadas, por estudantes de medicina orientados por professora, atividades de colorir figuras sobre higiene bucal e uma pequena palestra ilustrativa de questões básicas da escovação por meio de imagens e de maneiras corretas de se escovar os dentes, utilizando uma boca gigante confeccionada para uso infantil. Concluiu-se com entrega de um kit de higiene contendo pasta e escova de dentes, estimulando o seu uso por cada criança, e uma refeição com alimentos saudáveis.

Reflexão sobre a experiência

Percebeu-se a adesão das crianças nas atividades realizadas, mostrando-se dispostas a aprender e a participar de forma simpática e amigável apesar de todas as carências sofridas em seu meio: não apenas de condições econômicas, mas também de atenção e conhecimentos básicos. Assim, há necessidade de continuar o investimento em intervenções lúdicas que contemplem áreas de cuidado para obter saúde.

Conclusões ou recomendações

A fim de maior respaldo das práticas, é conveniente a participação de pais e responsáveis em uma roda de conversa sobre a importância da escovação, e que não foi realizado, ainda. As atividades de intervenção na idade pré-escolar são efetivas para construir novos hábitos e adquirir conhecimentos. A experiência motivou os acadêmicos a valorizarem mais as intervenções educativas.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Educação em Saúde; Higiene Bucal

Área

Saúde Escolar

Autores

Carlos Arthur Fernandes Sobreira, Beatriz Viana Souto Da Silva, Liana Alves de Freitas Soares, Renata Noronha Ferreira, Vanessa Maria Oliveira de Mello, Jocileide Sales Campos