Dados do Trabalho
Título
ATENDIMENTO MEDICO EM LIBRAS NA PEDIATRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Pessoas com deficiência auditiva total tem como meio de comunicação a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas a dificuldade na comunicação é bastante prevalente em diversos âmbitos, já que uma minoria da população é fluente em LIBRAS, ocorrendo dificuldade de comunicação, inclusive, no atendimento médico.
Objetivos
Relatar a experiência de estudantes de medicina do Centro Universitário Unichristus no atendimento a pacientes com deficiência auditiva na Clínica Escola de Atenção Primária (CEAP).
Relato de Experiência
Durante o atendimento no CEAP, juntamente com interprete de LIBRAS, a uma criança de 12 anos, filha de pais surdos, foi percebida a dificuldade da mãe em compreender, desde o nascimento da filha, passos básicos de cuidado com a saúde e higiene da criança e, mesmo dificuldade em encontrar profissionais com conhecimento em LIBRAS que facilitasse comunicação efetiva. Isto prejudicou a atenção a saúde da criança que apresentava cartão de vacina atrasado, nunca realizou profilaxia para verminoses e apresentava disúria e corrimento vaginal há 4 meses por não conseguir um atendimento que orientasse a mãe, por falha de comunicação. Neste caso, a intérprete e acadêmicos de medicina treinados em LIBRAS, foram atores de boa comunicação e resolutividade ao problema.
Reflexão sobre a experiência
Uma comunicação mais clara no contexto clínico traduz-se num sistema de saúde mais acessível para esse grupo e relações mais fortes entre o paciente e o provedor, logo é essencial que o profissional de saúde tenha algum conhecimento em LIBRAS e, se possível, haja interprete, sobre a linguagem, durante o atendimento.
Conclusões ou recomendações
Com base na participação dos alunos, percebe-se a importância do conteúdo e vivências em LIBRAS para efetiva comunicação com pacientes surdos na área da saúde. Comunicar é ferramenta importante para médicos na promoção da saúde das pessoas e controle de doenças.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Libras; Ensino; Profissionais de Saúde; Bilinguismo
Área
Ensino na área da Pediatria
Autores
Camila Ximenes Pinto, Maria Améllya Nunes Diniz, Jocileide Sales Campos, Rebeca Farias Jordão