13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

BOAS PRATICAS NA UNIDADE NEONATAL: GARANTINDO A SEGURANÇA DO PACIENTE

Introdução

A garantia de processos assistenciais seguros minimizando a ocorrência de incidentes que comprometem a segurança e possibilitem a redução da ocorrência dos eventos, reduzem o risco à vida dos recém-nascidos. Garantir a segurança do paciente nas unidades de terapia intensiva neonatais, tem sido motivo de preocupação nos serviços de saúde para a equipe envolvida nos cuidado dos neonatos.

Objetivos

O presente estudo objetivou a identificação dos processos de segurança adotados na unidade neonatal do HGWA, visando a segurança do paciente.

Métodos

Metodologia:Trata-se de um estudo de natureza descritiva relatando as atividades desenvolvidas na unidade neonatal.

Resultados

A equipe multiprofissional que assiste os pacientes da unidade neonatal reune-se a cada mês para avaliar riscos e as estratégias para reduzir eventos adversos ao paciente. São eles: Identificação segura, cada paciente é identificado com nome, nome da mãe, n° do prontuário e data de nascimento, colocadas no membro inferior direito, a equipe é orientada a checar antes de qualquer procedimento estes marcadores de segurança, evitando eventos adversos; Pitstop, momento realizado a cada turno, entre os profissionais da equipe multi, onde são compartilhadas as informações as ações a serem executadas para o cuidado e a segurança de cada paciente, reduzindo erros e atrasos na assistência; Identificação dos riscos assistenciais, que são evidenciadas a cada dia em prontuário e nas placas a beira do leito, facilitando a visualização dos riscos a que cada paciente está a prevenção dos riscos; Critérios de criticidade, expostos em forma de cartaz na unidade os sinais iniciais de complicação ou possibilidade de agravo da condição clínica do paciente.

Conclusões

As boas práticas adotadas, permitem garantir a segurança do paciente, minimizando os riscos durante o período de internação, possibilitando o cuidado adequado e a alta segura

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

SEGURANÇA DO PACIENTE, UNIDADE NEONATAL, PREMATURIDADE

Área

Neonatologia

Autores

JOCELIA MARIA DE AZEVEDO BRINGEL, LUIZ DE MORAES FERREIRA JUNIOR, JULIANA TIBURTINO DE QUEIROZ SALES MARTINS, MANOEL COUTINHO FILHO, NATALYA VITORINO SULIANO TEIXEIRA, LARISSA PINHEIRO MELO ESTRELA