13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

ENCENAÇAO PARTICIPATIVA: UMA AÇAO EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

Introdução

Considerando que as causas externas estão entre as principais causas de morte no País e acometem, principalmente, a população jovem, o ensino sobre primeiros socorros nas escolas é de suma importância para que os adolescentes possam prestar condutas adequadas de primeiros socorros e, dessa forma, favorecer a qualidade de vida e minimizar danos às vítimas.

Objetivos

Estimular nos adolescentes o interesse em aprender sobre suporte básico de vida como fator preventivo da morbimortalidade.

Relato de Experiência

Trata-se de uma atividade realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogério Froes do município de Fortaleza-Ceará. A dinâmica foi realizada com duas turmas escolares do nono ano do ensino fundamental (28 alunos) e do primeiro ano do ensino médio (33 alunos). Foi realizada uma atividade de encenação participativa, na qual foram elaboradas situações hipotéticas de acidentes que envolviam: desmaio, engasgo (no adulto e no recém-nascido), sangramento e queimadura. Em seguida, dois alunos eram escolhidos para encenar a situação, onde um faria o papel de socorrista e o outro iria interpretar a vítima.

Reflexão sobre a experiência

Os alunos demonstraram ter conhecimento prévio, pois muitos deles já tinham realizado o curso de primeiros socorros oferecidos pelos bombeiros em parceria com a escola em questão. No entanto, não conseguiam recordar de maneira precisa quais as técnicas corretas, principalmente durante a execução da manobra de Heimlich. Também foram ouvidos os depoimentos dos que alegavam ainda ter dúvidas e que os conhecimentos culturais, muitas vezes, levam ao erro, tal como “sofri uma queimadura no braço e minha mãe botou café em cima, isso é bom?”.

Conclusões ou recomendações

Houve uma adesão significativa de participação e interesse dos alunos sobre o tema e conscientização acerca da importância de uma conduta correta em situações específicas de primeiros socorros.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Adolescente, Primeiros Socorros e Educação em Saúde.

Área

Emergência

Autores

Roberta Lopes Ribeiro, Sabrina Karen Medino Malveira, Victor Hugo Lima Jacinto, Francisco Pinto Morais Neto, Juliana Lucena Martins Ferreira, Leidiane Pinho Silva