Dados do Trabalho
Título
GEMEOS SIAMESES: RELATO DE CASO
Introdução
A descrição de gêmeos siameses têm sido reconhecida há séculos. De acordo com a maioria dos estudos, aproximadamente 2 a 3% de todos os recém nascidos vivos apresentam pelo menos uma malformação congênita reconhecida¹. O diagnóstico de gêmeos siameses pode ser realizado no período pré-natal - por meio de diferentes técnicas, como ultra-sonografia e ressonância magnética fetal - ou após o nascimento.
Objetivos
Relatar um trabalho de parto prematuro de gêmeos siameses na maternidade da Santa Casa de Sobral.
Relato do caso
GVS, 29 anos, G2P1nA0, com Idade Gestacional de 26 semanas e 1 dia (pela ultrassonografia de 18 semanas), dá entrada na Maternidade em trabalho de parto prematuro, período expulsivo, com BCF de 110bpm. Portava caderneta da gestante com cinco consultas de Pré-Natal, sem comorbidades prévias, e um exame ultrassonográfico evidenciando feto único com perímetro cefálico de 51,55 cm². Parto realizado por via vaginal, sem complicações e sem lacerações, de fetos siameses diencéfalos, com batimento cardíaco fetal de um dos fetos durante as primeiras horas de vida. Evoluíram com óbito. Paciente realizou curetagem no dia seguinte e recebeu alta posteriormente.
Discussão
A avaliação ultrassonográfica nas gestações é de suma importância para o diagnóstico e se possível prevenção de uma série de complicações obstétricas, algumas das quais podem influenciar no prognóstico materno-fetal. Quando não realizada de forma adequada, podem gerar diversos imprevistos que culminam ter desfecho negativo para mãe ou para feto, além de deixar a equipe que cuidará do caso despreparada para possíveis adversidades.
Conclusões
Este caso tem uma grande importância para a academia médica porque, além da sua raridade, ele possibilita informar a relevância de um pré-natal realizado de forma efetiva, bem como a importância da execução da ultrassonografia morfológica para preparar a equipe profissional e a mãe para possíveis complicações.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)
Gestação gemelar, Siameses, Parto prematuro, Maternidades, Morte Perinatal.
Área
Neonatologia
Autores
Isabelle de Sousa Fonteles, Amanda Pereira Teles, Andrine Melo Sousa, Brunna Thays Carvalho Rodrigues, Valéria Regis Eufrásio de Figueiredo, Antonio Bruno de Medeiros Lima