13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

E POSSIVEL TRABALHAR ALIMENTAÇAO SAUDAVEL ENTRE CRIANÇAS NA CRECHE

Introdução

Medidas de incentivo ao consumo de alimentação saudável devem ser priorizados na infância, para que hábitos saudáveis sejam adquiridos e mantidos determinando redução de doenças ao longo da vida.

Objetivos

Apresentar, de forma lúdica, o valor de alimentos saudáveis, promovendo a adesão de crianças à alimentação adequada.

Relato de Experiência

Realização, fevereiro/2019 na Creche Frei Tito de atividade com crianças do infantil quatro. Início com figuras de alimentos para colorir, conversa sobre alimentos preferidos, e valor da sua importância. Foi percebido que muitas gostavam de frutas, verduras. Outros, escolhiam biscoitos que em casa eram ofertados. A brincadeira “dança das cadeiras” foi adequada ao momento e quando a música parava, a criança que ficava em pé colava uma figura de um alimento em uma das cartolinas as quais apresentavam temas diferentes como “faz bem” e “faz mal". Apesar da atividade prévia ter mostrado que muitas sabiam que frutas, legumes,verdura eram saudáveis, elas acreditavam que hambúrguer, por exemplo, faziam bem pelo fato de acharem gostosos.
Alunos de nutrição integrados aos de medicina, conversaram sobre alimentação, ressaltando que certos alimentos, apesar de saborosos não eram adequadamente nutritivos e traziam prejuízos à saúde, podendo ser consumidos ocasionalmente, além de reforçar os benefícios de outros, atendendo à curiosidade de alguns e fazendo alusão a super-heróis, que tinham a sua força em decorrência da ingestão desses.

Reflexão sobre a experiência

A abordagem lúdica proporcionou maior envolvimento das crianças, que se mostraram curiosas e participativas, fortalecidas pela presença de professoras, popularizando conhecimento sobre alimentos saudáveis. A animação contagiou os acadêmicos e orientadora.

Conclusões ou recomendações

mesmo na ausência de pais ou responsáveis, ressalta-se a importância deles na promoção de hábitos saudáveis. Eles promovem a alimentação das crianças, sendo exemplo para eles. Desse modo, é preciso incluí-los nesse processo.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Dieta Saudável; pré-escolar; Educação em saúde;

Área

Saúde Escolar

Autores

Ana Beatriz Girão Portela, Deborah Costa Moreira Albino, Carlos Arthur Fernandes Sobreira, Clara Farias Otoni, Vanessa Maria Oliveria de Mello, Jocileide Sales Campos