13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Introdução

A oncologia vem crescendo ao longo dos anos tanto em conhecimento sobre a doença, diagnóstico, tratamento e prevenção, quanto em relação ao atendimento, no que tange às abordagens da comunicação, possibilitando uma maior interação entre médico/paciente. Dessa forma, na subespecialização da oncologia pediátrica, a necessidade de profissionais da saúde com olhar mais humanizado, zelo e empatia são indispensáveis no processo de elaboração de um plano terapêutico ideal para as crianças e no estabelecimento de confiança entre seus pais/responsáveis e médicos.

Objetivos

Entender a realidade de uma instituição filantrópica de apoio a crianças com câncer: suas atividades, formas de sustentabilidade, gestão e voluntariado; Sensibilizar-se com a história da criança portadora de neoplasia; Entrar em contato com cuidadores e crianças portadoras de neoplasias; Vivenciar atividades recreativas com os menores usuários do SUS.

Relato de Experiência

Estudantes de medicina que cursam o 4º semestre em uma instituição de ensino privado de Fortaleza foram divididos em grupos de 12 alunos para conhecer uma entidade filantrópica da mesma cidade. Na ocasião, os alunos familiarizaram-se com as instalações do local e com alguns profissionais e tiveram a oportunidade de interagir com algumas das crianças presentes.

Reflexão sobre a experiência

Foi uma oportunidade na qual possibilitou notável aprendizado aos alunos, visto que os estudantes puderam ter um maior contato com a realidade e uma vivência prática considerável, fato que teve impacto positivo na formação médica dos discentes.

Conclusões ou recomendações

É de grande importância a prática da humanização na área oncológica pediátrica, visto que torna o tratamento mais leve e gera um sentimento de empatia e confiança entre os envolvidos. Ademais, a experiência docente realizada permitiu aos alunos uma vivência prática, possibilitando sedimentar o aprendizado sobre o tema abordado. Nota-se que o trabalho da entidade filantrópica transformou a história do câncer no estado do Ceará no que concerne ao serviço hospitalar nos aspectos médicos e de humanização.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Humanização, Câncer, Pediatria

Área

Oncologia

Autores

Lara Goiana Albuquerque, Amanda Alencar de Carvalho, Daniel Kevin de Alencar Forte Feijó, Samy Lima Carneiro, Sônia Maria de Araújo Cavalcante