Dados do Trabalho
Título
OFICINA LUDICA: FERRAMENTA EFICAZ NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PARA PROMOÇAO DE SAUDE.
Introdução
O lúdico é uma forma de facilitar o aprendizado. Diretamente ligado ao desenvolvimento do ser humano, abrange diversas perspectivas, como o social, a criatividade, a história e a cultura.
O jogo é capaz de promover ambiente motivador, agradável e enriquecido, possibilitando a aprendizagem de várias habilidades.
Assim, para ser lúdico, o jogo precisa gerar uma tensão positiva, fazendo com que a criança seja incentivada a experimentar, inventar, descobrir e criar. Vale ressaltar que a forma como essa brincadeira chega até a criança pode potencializar o seu aprendizado.
Objetivos
Ressaltar a importância da vivência lúdica como forma de aprendizagem, levando em consideração o ambiente escolar como palco dessa experiência.
Relato de Experiência
Acadêmicos de medicina, sob a orientação de professora, desenvolvem, em uma creche, projeto de intervenção que objetiva promoção da saúde infantil. As atividades são desenvolvidas por meio da ludicidade. As crianças participam de colagens, pinturas, identificação de figuras sempre relacionadas ao desenvolvimento de um aprendizado.
No encerramento da oficina lúdica, elas cantam e dançam com demonstração do que foi experimentado.
Reflexão sobre a experiência
A motivação e a educação em saúde são ferramentas importantes, uma vez que a construção de conhecimento pelas crianças ocorre de maneira descontraída e participativa. A metodologia realizada nas visitas à creche foi positiva, de modo que as crianças conseguiram demonstrar seu aprendizado durante as oficinas lúdicas, na verdade foi surpreendente. Tem sido fundamental o apoio da escola facilitando atividades que podem gerar melhor desenvolvimento infantil, inclusive inserindo os pais como partícipes e acompanhantes do processo.
Conclusões ou recomendações
É relevante o investimento na educação e orientação dos pais ou responsáveis pelas crianças, ressaltando o valor do lúdico na estimulação
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Lúdico; Ambiente escolar; Aprendizagem; Desenvolvimento humano
Área
Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento
Autores
Claudia Brasil Mello, Deborah Costa Moreira Albino, Bruna Ferreira de Alencar Araripe, Beatriz Gurgel Barreto Cavalcante, Samuel de Osterno Façanha, Jocileide Sales Campos