13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

Núcleo de Desenvolvimento Infantil: um ambiente promotor de saúde emocional na primeira infância

Introdução

As experiências vivenciadas na primeira infância terão impacto duradouro por toda a vida, em decorrência da neuroplasticidade cerebral. Proteção infantil e estímulos adequados nessa fase contribuem para promover desenvolvimento saudável. Nessa perspectiva, foram criados Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI) em Fortaleza, nas Unidades de Atenção Primária em Saúde, cujo foco são crianças em vulnerabilidade socioemocional.

Objetivos

Relatar a experiência do NDI Dra. Ana Júlia Couto de Alencar em modular atitudes parentais para o desenvolvimento infantil.

Relato de Experiência

O NDI Dra. Ana Júlia Couto de Alencar, na Unidade Maria de Lourdes Jereissati, inaugurado em março/2018, traz um ambiente interativo, lúdico, acolhedor e seguro para crianças e cuidadores. O trabalho é realizado por pediatra, enfermeira, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, com apoio da Universidade de Fortaleza. Desde sua inauguração, cerca de cem famílias foram avaliadas. A variabilidade de motivos inclui desde baixo nível educacional dos pais até transtornos globais do desenvolvimento. Nas condições apresentadas, registram-se: atrasos de linguagem, cognitivos e motores; transtorno do espectro autista, distúrbios de sono e transtorno de ansiedade. A avaliação comportamental da família e da criança é realizada no NDI, enquanto o acompanhamento longitudinal inclui abordagem do contexto familiar e a assistência promovida à criança pelos cuidadores. A equipe orienta e demonstra ações positivas na melhor condução das rotinas domiciliares, visando modular comportamentos de pais e filhos, para obtenção de respostas positivas e reavaliações subsequentes permitem verificar resultados.

Reflexão sobre a experiência

O NDI descortina um olhar à responsabilidade sobre desenvolvimento humano, com tecnologias leves. A importância do brincar, fantasiar, dançar, contar estórias, cantar músicas, mostrar afeição, ajustar emoções traz ferramentas para uma poderosa vinculação: o fortalecimento dos laços parentais.

Conclusões ou recomendações

Observam-se impactos positivos nos comportamentos e diálogos dentro dos circuitos familiares. O cuidado parental à criança se amplia, trazendo novos significados para atitudes simples, como brincar e demonstrar afeto, com resultados extraordinários.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

desenvolvimento; promoção da saúde; criança

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Vera Regina Apoliano Ribeiro, Mariana Ribeiro de Castro, Rita Simone Mendes Dantas, Flávia Nepomuceno Ribeiro Santiago Coelho, Ana Cléa Veras Camurça Vieira, Lívia Patrícia Lima Fontenele