13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: ANSIEDADE EM DECORRENCIA DO BULLYING NO AMBITO ESCOLAR

Introdução

O bullying é gerado por uma situação desigual de poder, na qual um indivíduo abusa de outro por meio de atitudes agressivas intencionais e repetitivas, seja verbais, físicas ou psicológicas, causando medo, dor ou angústia em outra pessoa. Tal ocorrência pode acarretar consequências graves na vítima, sendo uma delas a ansiedade, definida por uma sensação ampla e desconfortável de medo, na qual há a antecipação do perigo, sendo este algo estranho ou desconhecido.

Objetivos

Descrever um caso relacionando transtornos mentais como bullying.

Relato do caso

Paciente 13 anos, sexo feminino, com história de sobrepeso. Chegou à consulta acompanhada da mãe. Paciente afirmou que há sete meses relata medo de ir às aulas, com absteneísmo escolar; nervosismo ao ficar sozinha em casa, chegando a ligar para a mãe para saber se esta voltaria logo; pesadelos recorrentes, além de sintomas inespecíficos como náuseas e vômitos. Durante a consulta, após estabelecido um vínculo com a equipe de saúde, relatou que sofria abusos verbais na escola, sendo chamada constantemente de “chupeta de baleia”, e, por isso, tinha poucas relações sociais. Além disso, apresentava convívio familiar conflituoso, no qual a mãe mostrava-se muito exigente com a filha, tendo, inclusive, durante a consulta, apontado para filha dizendo discretamente para o médico que a filha era adotada. Dessa forma, fechado o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada desencadeada por bullying. A conduta assumida, então, foi encaminhar a paciente para psicoterapia cognitiva para suporte emocional e iniciado Fluoxetina 20 miligramas/dia.

Discussão

Face a esse relato, evidencia-se as complicações que o bullying pode acarretar para a saúde mental. Nesse caso, foi interessante o uso da fluoxetina visto que promove perda de peso.

Conclusões

É preciso maior empenho no acompanhamentos do jovens, visto que a sociedade atual encontra-se marcada pela violência, causando um aumento de doenças psiquiátricas generalizado, um problema de saúde pública de grande relevância.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Bullying; Saúde Mental; Ansiedade

Área

Adolescência

Autores

Ivna Maria de Oliveira Morais, João Lucas Araújo Morais, Francisco Willame Morais Neto, Ilzane Maria de Oliveira Morais, Pedro Erbet Belém Morais Filho, Sócrates Belém Gomes