Dados do Trabalho
Título
SINDROME DA ARTERIA MESENTERICA SUPERIOR COMO CAUSA DE DOR ABDOMINAL CRONICANA INFANCIA: RELATO DE CASO
Introdução
Síndrome da Artéria Mesentérica Superior (SAMS) é causada pela redução do ângulo entre a artéria mesentérica superior e a aorta abdominal, resultando em obstrução aguda ou crônica da terceira porção duodenal. É causa incomum de dor abdominal recorrente e oclusão intestinal alta na população pediátrica, com incidência entre 0,013 e 0,3%.
Objetivos
Alertar a importância desta rara entidade de dor abdominal recorrente e despertando suspeita para que o diagnóstico precoce seja dado, e suas complicações evitadas.
Relato do caso
8 anos, feminina, com queixa de dor abdominal mesogastrica em cólica de intensidade 8 em 10, recorrente, associado a plenitude pós-prandial, regurgitação e náuseas. Ao exame, emagrecia, fator de risco principal, (Peso na admissão 22,7 kg percentil -2 e estatura 131cm percentil +2). Durante investigação de dor abdominal crônica foi visto pela seriografia (SEED) semi-obstrução da terceira porção do duodeno por compressão extrínseca, levantando-se a hipótese de SAMS, para confirmação diagnóstica foi realizada angiotomografia abdominal com ângulo aortomesenterico de 25° e a distância aortomesenterica reduzida 5.5cm. Paciente submetida a cirurgia com RESSECÇAO DO LIGAMENTO DE TREitz. A evolução pós-operatória foi satisfatória, retornando em nível ambulatorial com melhor aceitação da dieta, ganho ponderal e ausência de dor.
Discussão
SAMS é um diagnóstico de exclusão exigindo um alto índice de suspeição. Atraso no diagnóstico pode levar a complicações graves, além de gerar ansiedade para paciente e familiares.
Habitualmente, os sintomas são crónicos e intermitentes. Com um diagnóstico difícil por ser pouco frequente e insidiosa.
Conclusões
A dor abdominal recorrente é frequente em idade pediátrica e o diagnóstico de certeza torna-se difícil pelos sintomas semelhantes a outras moléstias, sendo a radiologia essencial. É fundamental, no estudo de uma criança ou adolescente com dor abdominal recorrente, excluir causas orgânicas e dentro destas não esquecer a SAMS, principalmente se houver uma história de perda ponderal associada.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)
Síndrome da Artéria Mesentérica Superior , Dor Abdominal
Área
Gastroenterologia
Autores
Camila Emidio BASTOS, Ana Karoline Monteiro SOARES, Iara Duarte Fernandes VARELA, Monike De Andrade Santos Travassos, Vera Regina Apoliano Ribeiro