Dados do Trabalho
Título
SALA DE SITUAÇAO COMO ESTRATEGIA PARA REDUÇAO DA MORTALIDADE INFANTIL NA UNIDADE DE ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE RONALDO DE ALBUQUERQUE RIBEIRO
Introdução
A identificação do Recém-nascido (RN) na primeira semana de vida pelo serviço de saúde é fundamental na descoberta de possíveis intercorrências e prevenção da mortalidade infantil neonatal precoce. A Sala de Situação auxilia na identificação dos RN por meio do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e localização do RN no território.
Objetivos
Mostrar como a Sala de Situação pode subsidiar a construção de estratégias para redução da mortalidade infantil a partir de instrumento construído para auxiliar os ACS/ACE na realização da visita puerperal e identificação de algum problema com a mãe e/ou o bebê o mais breve possível.
Relato de Experiência
Implantação da Sala de Situação, apresentação dos indicadores de saúde, taxa de mortalidade infantil - 15,48 por mil nascidos vivos , construção da FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO RN com os profissionais, realização da visita puerperal pelo ACS/ACE, avaliação da Ficha pelo Enfermeiro que, identificando qualquer alteração nos parâmetros estabelecidos, agendará consulta ou visita em carácter de urgência.
Reflexão sobre a experiência
Auxiliou os ACS/ACE no primeiro contato com o recém-nascido e a mãe, fortalecendo o vínculo dessa família com a unidade de saúde, vínculo que se iniciou durante o pré-natal e deve ser continuado para o correto acompanhamento da saúde do bebê, auxiliou também na identificação precoce de alguma alteração na saúde da mãe e/ou do bebê. Após implantação do instrumento foram preenchidas 63 fichas com os seguintes resultados: todas as mães realizaram Pré-natal; 62% de partos cesárias; 01 criança apresentou Apgar < 7 no 5º minuto de vida (2%); 03 crianças (4,8%) apresentaram baixo peso ao nascer (< 2500g) e 07 crianças (11%) foram prematuras (< 37 SG)
Conclusões ou recomendações
A Sala de Situação é primordial para o fortalecimento das ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) e identificação precoce dos problemas de saúde do território, sendo de fundamental importância no planejamento das ações.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
atenção primária, mortalidade infantil, aplicações da epidemiologia
Área
Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento
Autores
Nádia Maria de Luna Silva, Ana Celina Nojoza, Maria Selvina Souza Oliveira, Ana Kátia Chaves Pessoa, Janete Rodrigues Macedo, Elizabete Monteiro da Silva