Dados do Trabalho
Título
O USO DA VITAMINA D NA PEDIATRIA
Introdução
A vitamina D atua no metabolismo do cálcio e na estruturação óssea. Além disso, outros estudos requerem confirmação sobre ações extra-esqueléticas, prevenindo doenças crônicas, como Diabetes Melittus tipo 1, Asma e Alergia Alimentar e atuando na regulação de genes. No Brasil, apesar da residência das pessoas em áreas com boa exposição solar, há elevada prevalência da insuficiência e da deficiência da vitamina D.
Objetivos
Identificar o conhecimento das mães sobre a importância do uso da vitamina D, a fim de estabelecer estratégias de prevenção à hipovitaminose D em crianças.
Relato de Experiência
A realização de roda de conversa com 30 mães que participam de Programa de Aleitamento Materno no Centro de Saúde Materno Infantil de Barbalha, em maio de 2019 mostrou que quase todas elas desconhecem benefícios da vitamina D. Além disso, não compreendem o valor do banho de sol e nem tão pouco sobre o período do dia melhor para esta atividade. Durante a conversa foram introduzidas e discutidas mensagens sobre tais benefícios, inclusive quanto à relevância dos banhos de sol.
Reflexão sobre a experiência
A maioria dessas mães apresenta ensino fundamental completo e isso surpreende, pois se esperava que tivessem tal informação. Esta situação remete à preocupação com possibilidade de doenças ósseas que poderiam ser prevenidas na infância.
Conclusões ou recomendações
O nível de conhecimento das mães sobre a importância da vitamina D foi baixo, podendo comprometer a adesão à suplementação profilática dessa vitamina nas crianças. Segundo Sociedade Brasileira de Pediatria deve-se suplementar vitamina D em todas as crianças logo após nascimento, em prematuro iniciar após peso superior a 1500 gramas.
Conforme Ações de educação em saúde sobre o tema necessitam ser realizadas e incentivadas nessa população, a fim de prevenir adequadamente a prevalência de futuras complicações. Profissionais e estudantes da área de saúde devem se envolver na organização e na efetivação deste processo que reflete promoção de saúde.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
hipovitaminose D, deficiência de vitamina D, insuficiência de vitamina D
Área
Nutrologia
Autores
Izadora de Sousa Pereira, Jocileide Sales Campos, Larissa Melo Moreira, Ivna Celli Assunção de Sá, Agapito de Araújo Feitosa Neto, Cicero Cruz Macêdo