13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

DERRAME PLEURAL COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE TUBERCULOSE PLEURAL: RELATO DE CASO

Introdução

A Tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A forma pulmonar é a mais comum, no entanto também pode acometer outros órgãos. A TB pleural é uma das formas extrapulmonares mais frequentes, cursando com derrame pleural(DP) e empiema, podendo ser manifestação primária da doença ou reativação de infecção latente.

Objetivos

Descrever a investigação diagnóstica de um caso de TB pleural em criança.

Relato do caso

LGMF, 8 anos, masculino, admitido em hospital de referência com quadro de febre há 10 dias e dor torácica com irradiação abdominal, sendo diagnosticado com pneumonia devido velamento em hemitórax esquerdo, sugestivo de DP. Iniciado antibioticoterapia empírica e realizada drenagem torácica, com saída de secreção serossanguinolento com grumos, porém cultura negativa. Evoluiu com anasarca, aumento da pressão arterial, piora do desconforto respiratório, febre persistente e novo DP após retirada do dreno. Trocado antibiótico para espectro mais amplo e optado por pleuroscopia com biópsia pleural e análise do líquido pleural após persistência dos sintomas, evidenciando grande quantidade de fibrina e encarceramento pulmonar (empiema pleural), altos níveis de adenosina deaminase(ADA) e espessamento inflamatório agudo da tela conjuntiva sub-mesotelial, sugestivo de tuberculose em fase exsudativa pré-granulomatosa. Iniciado, então, tratamento para TB pleural.

Discussão

DP é a apresentação mais comum de TB em adultos jovens, podendo, em crianças, simular uma pneumonia bacteriana. O Raio-X auxilia no diagnóstico de DP, geralmente unilateral, enquanto a análise de ADA e biópsia pleural são as principais ferramentas para confirmação de DP tuberculoso.

Conclusões

Considerando as elevadas taxas de incidência a morbimortalidade dessa patologia, é de fundamental importância o conhecimento das diferentes apresentações da doença, a fim de permitir rápido diagnóstico, tratamento eficaz e evitar sequelas.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Tuberculose pleural; derrame pleural

Área

Pneumologia

Autores

Ingrid Victor Almeida, Karine Estéfane Gonçalves, Bárbara Calisto Campos, Lais Silva Prado, Raquel Mourisca Rabelo, Sofia Goersch Andrade Aragão