13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

HEPATITE MEDICAMENTOSA APOS USO DE ALBENDAZOL: UM RELATO DE CASO

Introdução

A lesão hepática induzida por medicamentos é uma doença comum do fígado que vem manifestar-se geralmente entre um e 90 dias após a administração do medicamento em doses usuais. O quadro clínico da doença é variável, e pode ocorrer desde a ligeira alteração das enzimas hepáticas até a insuficiência hepática fulminante, levando ao óbito.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de hepatite medicamentosa por uso de Albendazol admitida em hospital do município de Sobral.

Relato do caso

ATAA , sexo feminino, 7 anos e 2 meses, acompanhada da mãe. Admitida em hospital em fevereiro de 2019 com quadro de epistaxe, há 2 semanas, sendo prescrito Albendazol. Mãe refere que após uso da medicação a filha evoluiu com febre, recusa alimentar e a percebeu mais amarelada há 2 dias. Relata, ainda, urina alaranjada e evacuações fisiológicas. Apresenta histórico de internação prévia em 2017 por icterícia por uso da mesma medicação. Em uso de dipirona. Ao exame físico encontra-se em regular estado geral, acianótica, afebril, hipocorada (+/+4) e ictérica (+2/+4), com ausculta cardíaca e pulmonar fisiológica e abdome com presença de esplenomegalia em media de 3 polpas digitais. Foram solicitados exames com os seguintes resultados: hemoglobina: 9,7; hematócrito: 28,8%; leucócitos: 6.600; eosinofilos 8%; segmentados: 51%; plaquetas: 289 mil; sódio: 146; potássio: 4,6; bilirrubina total: 8,2; bilirrubina direta: 4,94; bilirrubina indireta: 3,26; TGO: 529; TGP: 811; fosfatase alcalina: 284,9; gama gt: 166 e sumário de urina sem bactérias. Após avaliação de exame físico e laboratorial foi diagnosticado quadro de hepatite medicamentosa por Albendazol.

Discussão

A lesão hepática induzida por medicamentos pode ser dividida conforme sua manifestação clínica em hepatocelular, colestática e mista. Ademais, pode manifestar-se através de reações diretas ou idiossincrásicas. O tratamento desta patologia é essencialmente de suporte.

Conclusões

A detecção precoce da hepatite medicamentosa pode reduzir a extensão dos danos causados ao fígado.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Hepatite induzida por medicamentos, Albendazol, Medicamentos

Área

Hepatologia

Autores

Noailles Magalhães Couto Pinheiro, Rebeca de Andrade Costa, Amanda Cavalcante Moreira, Bárbara Coelho de Moura Fé, Silvana Maria de Sousa Alves