13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

JOGANDO CONTRA O BULLYING

Introdução

O bullying é o ato de usar força física, ameaçar ou intimidar agressivamente pessoas de forma habitual. Bastante presente no meio escolar, pode passar despercebido no cotidiano, trazendo prejuízos aos alunos e ao ambiente educacional. Para que se concretize o combate ao bullying, é necessário o trabalho multidisciplinar entre professores, coordenadores, outros funcionários da escola e a família. Além de uma conscientização interativa entre os alunos, que por meio de diálogos e atividades seja possível ensinar o malefício que essa situação pode causar.

Objetivos

Discutir e expor o que é o bullying, conscientizar os educandos, de maneira ativa e educativa, além de enfatizar como essas atitudes podem trazer prejuízos para o crescimento pessoal e coletivo.

Relato de Experiência

Ao longo de uma manhã na escola, foram realizadas duas atividades separadas pela idade dos alunos. Do infantil três até o primeiro ano no fundamental, foi realizado uma atividade de colorir, com desenhos que representavam uma cena de bullying e uma cena de amizade, objetivando as descrições das situações. Com isso, explicamos a cena do bullying, enaltecendo o ato e como ele poderia fazer mal aos educandos.
Enquanto isso, do segundo ao quinto ano do fundamental, foi realizado um jogo de tabuleiro feito em cartolina, com equipes de 4 a 5 integrantes, e a cada “casa” andada no tabuleiro fizemos uma reflexão sobre situações cotidianas que poderiam ser casos de bullying ou exploramos o afeto entre as crianças, através de abraços e elogios.

Reflexão sobre a experiência

Por meio das atividades realizadas constatou-se que as crianças absorveram as informações que as acadêmicas objetivaram compartilhar, além de presenciar a mudança na forma de interação das crianças devido ao impacto da atividade.

Conclusões ou recomendações

Diante do exposto, observa-se que pequenas mudanças no comportamento diário podem mudar a realidade vivida nas escolas frente ao cenário de bullying.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Bullying, Consciência, Alunos, Educação

Área

Saúde Escolar

Autores

Débora Raquel Bezerra BONFIM, Amanda Maria Menezes NOGUEIRA, Anne Sanford Feitosa DE OLIVEIRA, Anamaria Cavalcante E SILVA