Dados do Trabalho
Título
JOGANDO CONTRA O BULLYING
Introdução
O bullying é o ato de usar força física, ameaçar ou intimidar agressivamente pessoas de forma habitual. Bastante presente no meio escolar, pode passar despercebido no cotidiano, trazendo prejuízos aos alunos e ao ambiente educacional. Para que se concretize o combate ao bullying, é necessário o trabalho multidisciplinar entre professores, coordenadores, outros funcionários da escola e a família. Além de uma conscientização interativa entre os alunos, que por meio de diálogos e atividades seja possível ensinar o malefício que essa situação pode causar.
Objetivos
Discutir e expor o que é o bullying, conscientizar os educandos, de maneira ativa e educativa, além de enfatizar como essas atitudes podem trazer prejuízos para o crescimento pessoal e coletivo.
Relato de Experiência
Ao longo de uma manhã na escola, foram realizadas duas atividades separadas pela idade dos alunos. Do infantil três até o primeiro ano no fundamental, foi realizado uma atividade de colorir, com desenhos que representavam uma cena de bullying e uma cena de amizade, objetivando as descrições das situações. Com isso, explicamos a cena do bullying, enaltecendo o ato e como ele poderia fazer mal aos educandos.
Enquanto isso, do segundo ao quinto ano do fundamental, foi realizado um jogo de tabuleiro feito em cartolina, com equipes de 4 a 5 integrantes, e a cada “casa” andada no tabuleiro fizemos uma reflexão sobre situações cotidianas que poderiam ser casos de bullying ou exploramos o afeto entre as crianças, através de abraços e elogios.
Reflexão sobre a experiência
Por meio das atividades realizadas constatou-se que as crianças absorveram as informações que as acadêmicas objetivaram compartilhar, além de presenciar a mudança na forma de interação das crianças devido ao impacto da atividade.
Conclusões ou recomendações
Diante do exposto, observa-se que pequenas mudanças no comportamento diário podem mudar a realidade vivida nas escolas frente ao cenário de bullying.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Bullying, Consciência, Alunos, Educação
Área
Saúde Escolar
Autores
Débora Raquel Bezerra BONFIM, Amanda Maria Menezes NOGUEIRA, Anne Sanford Feitosa DE OLIVEIRA, Anamaria Cavalcante E SILVA