13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO AMBITO FAMILIAR NO CONTEXTO DAS RELAÇOES, POR MEIO DE DESENHOS FEITOS POR CRIANÇAS EM INSTITUIÇAO DE ENSINO DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A criança é conhecida por sua ingenuidade, característica que transparece por diversas situações, como brincadeiras, conversas e, também, desenhos, que, segundo Wechsler e Schelini (2002), é a primeira forma de expressão na infância. Por isso, diversos estudos utilizam esses meios para avaliar as condições do desenvolvimento infantil. Pelas formas usadas no desenho, pelas cores e pelo posicionamento dos componentes, é possível determinar sentimentos expressados subjetivamente.

Objetivos

Esse relato tem como objetivo analisar o ambiente familiar pela perspectiva infantil de uma creche filantrópica no município de Fortaleza-CE.

Relato de Experiência

Foi realizada em uma creche de Fortaleza uma dinâmica com crianças de 4 a 6 anos, na qual foi solicitado que desenhassem a família em uma folha de papel A4 com lápis de cor.

Reflexão sobre a experiência

Essa experiência mostrou que o desenho é uma rica demonstração de sentimentos, sendo, às vezes, essencial associar a informações da história da criança para sua melhor interpretação. Uma das crianças, por exemplo, se desenhou muito pequena no papel, e, posteriormente, uma das professoras informou que aquela criança esteve, por muito tempo, em situação de rua, revelando assim como ela se sente inferior aos outros. Enquanto isso, outra criança desenhou uma menina perto de nuvens representadas na parte superior do papel e, ao ser questionada, disse que era sua irmã falecida. Ainda, durante a atividade, uma criança não quis desenhar a família e ilustrou apenas os personagens de um desenho infantil, evidenciado a probabilidade de um ambiente familiar conflituoso.

Conclusões ou recomendações

Diante do exposto, pode-se perceber como essa atividade foi frutuosa para a avaliação do meio familiar no qual as crianças estão inseridas, visto que reapresentam indiretamente no papel situações que, muitas vezes, ocultariam numa conversa.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Crianças, relação familiar, desenhos.

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Ivna Maria de Oliveira Morais, Geovana Praça Pinto, Géssica Rodrigues Pinheiro, Iana Lima Fernandes, Helena Maria Barbosa Carvalho