Dados do Trabalho
Título
TEATRO DE FANTOCHE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇAO DA CONSCIENCIA INFANTIL SOBRE SUAS RELAÇOES SOCIAIS, EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
O lúdico é considerado elemento formador da vida e unidade estrutural do ser humano. Nesse contexto, o fantoche, enquanto modalidade pedagógica lúdica simboliza ruptura, movimento, vozes e fantasias, que permitem encenar de forma ousada e criativa a realidade dos sujeitos envolvidos. Estimula, assim, o pensamento autônomo e crítico, o crescimento pessoal e coletivo, e facilita a socialização.
Objetivos
Esse trabalho objetivou auxiliar na formação da consciência infantil sobre uma relação harmoniosa e respeitosa, tanto familiar quanto escolar, em uma creche no município de Fortaleza-CE.
Relato de Experiência
A atividade realizada na creche consistiu na realização de um teatro de fantoche interativo. Quanto a dinâmica realizada e o sentimento proporcionado por essa experiência, as crianças e os profissionais da instituição relataram suas opiniões ao final da apresentação.
Reflexão sobre a experiência
Essa performance demonstrou um impacto positivo, já que, por meio de uma estória com marionetes, as crianças foram capazes de enxergar o sofrimento trazido por um convívio desarmonioso, e a importância dos mais velhos no crescimento e aquisição de princípio delas. Ademais, os infantis relataram ter entendido que não devem ser violentos com os colegas e nem com os familiares, pois a convivência harmoniosa é fundamental para a formação de seu perfeito desenvolvimento psicossocial, uma vez que, de acordo com Antunes (citar autor e data e listar ao final), ajudar a criança a construir um bom caráter é o mesmo que ajuda-la a desenvolver sua consciência de erro e acerto
Conclusões ou recomendações
Foi possível constatar que esse tipo de atividade tem potencial para gerar uma reflexão nas crianças e nos profissionais acerca da importância de vínculos familiares, assim como de cuidados e estímulos necessários ao crescimento e desenvolvimento infantil.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Desenvolvimento infantil, fantoche, relação familiar
Área
Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento
Autores
Géssica Rodrigues Pinheiro, Geovana Praça Pinto, Iana Lima Fernandes, Ivna Maria de Oliveira Morais, Helena Maria Barbosa Carvalho