13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

TEATRO DE FANTOCHE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA FORMAÇAO DA CONSCIENCIA INFANTIL SOBRE SUAS RELAÇOES SOCIAIS, EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO DE FORTALEZA-CE: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O lúdico é considerado elemento formador da vida e unidade estrutural do ser humano. Nesse contexto, o fantoche, enquanto modalidade pedagógica lúdica simboliza ruptura, movimento, vozes e fantasias, que permitem encenar de forma ousada e criativa a realidade dos sujeitos envolvidos. Estimula, assim, o pensamento autônomo e crítico, o crescimento pessoal e coletivo, e facilita a socialização.

Objetivos

Esse trabalho objetivou auxiliar na formação da consciência infantil sobre uma relação harmoniosa e respeitosa, tanto familiar quanto escolar, em uma creche no município de Fortaleza-CE.

Relato de Experiência

A atividade realizada na creche consistiu na realização de um teatro de fantoche interativo. Quanto a dinâmica realizada e o sentimento proporcionado por essa experiência, as crianças e os profissionais da instituição relataram suas opiniões ao final da apresentação.

Reflexão sobre a experiência

Essa performance demonstrou um impacto positivo, já que, por meio de uma estória com marionetes, as crianças foram capazes de enxergar o sofrimento trazido por um convívio desarmonioso, e a importância dos mais velhos no crescimento e aquisição de princípio delas. Ademais, os infantis relataram ter entendido que não devem ser violentos com os colegas e nem com os familiares, pois a convivência harmoniosa é fundamental para a formação de seu perfeito desenvolvimento psicossocial, uma vez que, de acordo com Antunes (citar autor e data e listar ao final), ajudar a criança a construir um bom caráter é o mesmo que ajuda-la a desenvolver sua consciência de erro e acerto

Conclusões ou recomendações

Foi possível constatar que esse tipo de atividade tem potencial para gerar uma reflexão nas crianças e nos profissionais acerca da importância de vínculos familiares, assim como de cuidados e estímulos necessários ao crescimento e desenvolvimento infantil.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Desenvolvimento infantil, fantoche, relação familiar

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Géssica Rodrigues Pinheiro, Geovana Praça Pinto, Iana Lima Fernandes, Ivna Maria de Oliveira Morais, Helena Maria Barbosa Carvalho