13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NO MUNICIPIO DE SOBRAL-CE ENTRE CRIANÇAS MENORES DE 14 ANOS NO PERIODO DE JANEIRO DE 2017 A JANEIRO DE 2019

Introdução

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). É uma doença que causa sério problema da saúde pública no Brasil e que pode evoluir com complicações importantes como pneumotórax, meningite, problemas renais, hepáticos, cardíacos, podendo levar o individuo a óbito.

Objetivos

Avaliar o perfil epidemiológico e a utilização da confirmação laboratorial da Tuberculose em crianças até 14 anos no município de Sobral-CE entre o período de janeiro de 2017 a janeiro de 2019.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e epidemiológico dos novos casos notificados de Tuberculose no município de Sobral-CE no período de janeiro de 2017 a janeiro de 2019. Os dados foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram avaliados os seguintes indicadores: faixa etária, sexo, ano de notificação e confirmação laboratorial.

Resultados

Entre janeiro de 2017 a janeiro de 2019, foram notificados 15 novos casos de tuberculose na cidade de Sobral, dos quais 11 foram notificados em 2017 e 4 em 2018. Sendo que do número total, 6 novos casos ocorreram no sexo masculino e 9 no sexo feminino (1 em menores de um ano, 2 entre 1-4 anos, 2 entre 5-9 anos, 10 entre 10-14 anos). Dos casos notificados, apenas sete tiveram uma confirmação laboratorial do diagnóstico, os outros apenas clínico.

Conclusões

Conclui-se que houve uma redução do número de notificações da Tuberculose na cidade de Sobral, passando de 11 casos no ano de 2017 para 4 casos no ano de 2018. Em ambos sexos, a faixa etária mais acometida foi a de 10-14 anos. Ainda pode-se afirmar que menos da metade teve confirmação laboratorial, apenas 46,66% dos casos notificados; isso pode ser devido à dificuldade de realizar o diagnóstico em crianças, principalmente se for através da baciloscopia do escarro.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Epidemiologia, Tuberculose

Área

Infectologia

Autores

Maria Luiza Oliveira Cordeiro, Maria Luisa Coelho Miranda, Brunna Thays Carvalho Rodrigues, Iago Leandro de Menezes, Carla Ceres Azevedo Araújo Melo Miranda