13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

DERMATOSE IGA LINEAR: RELATO DE CASO

Introdução

A dermatose IgA linear é a dermatose bolhosa autoimune mais comum da infância. A faixa de maior incidência é a pré-escolar, com predileção pelo sexo masculino. Caracteriza-se por pápulas e/ou vesículas, bolhas tensas de conteúdo seroso ou hemorrágico, principalmente em abdome MMII.

Objetivos

Importância do correto diagnóstico para introdução precoce do tratamento

Relato do caso

M.L.A.M, 2 anos, feminino, admitida em enfermaria com lesões bolhosas em MMII há 7 dias. Inicialmente apresentava algumas vesículas, hiporexia e adinamia. Em 24horas, lesões se disseminaram para MMSS. Após o terceiro dia, passaram a ser pruriginosas e aumentaram em quantidade e diâmetro, formando-se bolhas. Procurou PA, sendo aventado hipótese de varicela, foi prescrito permanganato de potássio. Com piora do quadro e apresentando bolhas com conteúdo sanguinolento e rompimento espontâneo, algumas crostosas, paciente foi transferida para enfermaria do HGWA. Foi realizado biópsia de pele com IFD devido hipótese de Dermatose IgA linear, por ser a mais prevalente da infância e padrão de lesões (roseta e colar de pérolas). Foi prescrito prednisolona, antibioticoterapia e solicitado deficiência da G6PD para posteriormente iniciar dapsona. Paciente segue em acompanhamento com dermatologista.

Discussão

A dermatose IgA linear é uma doença crônica e autoimune possui como principais diagnósticos diferencias: Dermatite Herpetiforme e o Penfigoide bolhoso. Para diferenciação destas, é necessário a realização de biópsia com IFD. Na patologia em estudo apresenta depósitos de IgA com distribuição linear ao longo da MB. Em alguns casos, houve associação a outras doenças autoimunes como, doenças inflamatórias intestinais, lúpus, psoríase e Sjogren. Apresenta dapsona como primeira linha de tratamento, sendo obrigatória a coleta da G6PD antes de iniciar o tratamento, devido deficiência da mesma causar anemia hemolítica grave.

Conclusões

A dermatose IgA linear é uma patologia benigna que evolui em surtos até resolução espontânea. Na pediatria, tem bom prognóstico geralmente entra em remissão espontânea em 2-6anos.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Dermatose IgA Linear, Dematose Bolhosa

Área

Dermatologia

Autores

Clara Pinheiro Rebouças Coutinho, Caio Cesar Otoni Espindola Rocha, Maria Julia Rodrigues Teixeira, Israel Leitão Maia