Dados do Trabalho
Título
CUIDAR E BRINCAR COMO JANELAS DE OPORTUNIDADES AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ABORDAGEM DO NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ATENÇAO PRIMARIA EM SAUDE
Introdução
Saber cuidar e brincar com o bebê parece tarefa fácil, mas, na verdade, é uma proposta que requer inúmeros desafios para as famílias, principalmente na primeira infância. Visando potencializar essa relação parental, os Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI) em Fortaleza, estão localizados nas Unidades de Atenção Primária em Saúde, com intuito de estabelecer uma mediação entre os bebês e suas famílias. As interações entre crianças e cuidadores necessitam ser reforçadas de maneira estruturada para que o desenvolvimento infantil possa ser atingido no seu maior potencial.
Objetivos
Descrever a experiência do NDI Dra. Ana Júlia Couto de Alencar em oficinas na temática BRINCAR para fortalecer a relação parental, a partir do cuidado no território familiar.
Relato de Experiência
O núcleo pertence a Unidade Maria de Lourdes Jereissati, conta com equipe multiprofissional e abordagem interdisciplinar com apoio didático assistencial da Universidade de Fortaleza. Dentre as estratégias promotoras de saúde, as oficinas sobre cuidar e brincar em família, são incrementadas com músicas, vídeos, trocas de experiências e dinâmicas. Foram realizadas com 10 famílias, durante três manhãs com cerca de 04 famílias por turno. Ao privilegiar a proposta de incentivar o cuidar e brincar em família, observa-se um novo redesenho nas relações familiares em que o pai/companheiro é convidado a sentir incluído nesse espaço.
Reflexão sobre a experiência
O cuidar e brincar mostram-se como janelas de oportunidades para o exercício da maternidade e paternidade, devem ser estimulados desde do período gestacional e intensificado após o nascimento do bebê, contribuindo com o desenvolvimento infantil, na medida em que situações estimuladoras em família podem ser reconfiguradas e reforçadas.
Conclusões ou recomendações
Espera-se despertar nas famílias comportamentos diferenciados, e, por ser ainda uma proposta incipiente, deverá ter mais aprofundamento teórico e prático, assim como o incremento de metodologias que possam estruturar possibilidades no território familiar, privilegiando mais qualidade nas relações parentais.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Cuidado integral; desenvolvimento infantil; família
Área
Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento
Autores
Ana Cléa Veras Camurça Vieira, Rita Simone Mendes Dantas, Vera Regina Apoliano Ribeiro, Mariana Ribeiro de Castro , Flávia Nepomuceno Ribeiro Santiago Coelho, Lívia Patrícia Lima Fontenele