13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DO AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS NASCIDAS PEQUENAS PARA IDADE GESTACIONAL

Introdução

As crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG - peso nascimento ou comprimento nascimento menor que -2SDS) têm elevadas taxas de morbimortalidade em comparação com aquelas adequadas para a idade gestacional. São 5 vezes mais propensas a morrer no período neonatal e 4,7 vezes mais no primeiro ano de vida. Apresentam risco aumentado de déficit intelectual, baixa estatura, obesidade infantil, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, doença arterial coronariana, acidente vascular encefálico na vida adulta.

Objetivos

Descrever a experiência da assistência voltada para os pacientes PIG.

Relato de Experiência

No atendimento do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Walter Cantídio viu-se necessidade de um atendimento voltado para esse grupo de crianças, tendo em vista as repercussões desse diagnóstico na infância e vida adulta.
O Consenso Latino Americano de Crianças Nascidas PIG publicado em 2011 serviu de base para formação de um grupo de discussão entre neonatologistas, pediatras e endocrinologistas pediátricos, em abril de 2018, para elaborar um protocolo voltado para essa população. A partir disso, foi reativado o ambulatório voltado para atendimento destes pacientes. Neste acompanhamento é avaliado crescimento, desenvolvimento e risco para doenças endócrino-metabólicas.

Reflexão sobre a experiência

Tendo em vista os riscos já citados para as crianças nascidas PIG, o ambulatório tem-se mostrado fundamental no atendimento multidisciplinar individualizado para este grupo de crianças.

Conclusões ou recomendações

Consideramos que este atendimento seja de grande importância para as crianças do estado do Ceará, uma vez que podemos agir de forma preventiva e terapêutica, tanto em relação a problemas da infância, como baixa estatura e puberdade precoce, quanto da vida adulta, como doenças cardiovasculares.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Recém-Nascido Pequeno para Idade Gestacional

Área

Endocrinologia

Autores

Mayara Teixeira Alexandrino Sales, Raíssa Almeida Barros de Oliveira Pereira, Milena Silva Sousa, Luciana Felipe Férrrer Aragão, Annelise Barreto de Carvalho, Ana Paula Dias Rangel Montenegro