13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

Mononucleose Infecciosa: Um Relato de Caso

Introdução

A mononucleose infecciosa é uma condição clínica transmitida pelo Epstein-Bar vírus (BEV) tipos 1 e 2 que possui a capacidade de estabelecer infecção latente em linfócitos e estão associados à proliferação celular.

Objetivos

Devido aos sintomas, se faz necessário o diagnóstico diferencial com outras doenças, como a faringite estreptocócica ou até mesmo o linfoma, condições cujos tratamentos são bastante diversos.

Relato do caso

Paciente chegou ao serviço médico acompanhada da mãe que referiu que há 3 meses, percebeu o surgimento de adenomegalias em região cervical e posteriormente em regiões axilares e de virilhas, juntamente com febre e epigastralgia de forte intensidade (criança chorava devido à dor), por dois dias, quando a levou para uma emergência, onde foi medicada e retornou para casa. Porém o quadro persistiu, e a mãe a levou mais uma vez à emergência onde, segundo relatos, uma bateria de exames foi feita sem se chegar a um diagnóstico, e voltando para casa. Então o quadro evoluiu com dor torácica, tosse produtiva e dispneia, indo uma 3ª vez para a emergência, sendo internada por 13 dias devido um derrame pleural. Retornando para casa, apresentou quadro gripal: tosse seca, febre de 39ºC persistente com calafrio e sudorese noturna. Refere também hiporexia e perda de 5kg em 2 meses. Foi então internada no HIAS com pneumonia e onde foi feito o diagnóstico final de Mononucleose Infecciosa.

Discussão

Apesar de ser uma condição benigna, a mononucleose infecciosa pode ter diversas complicações. Dessa forma, faz-se necessário um diagnóstico precoce com o objetivo de fazer a criança se recuperar de maneira mais rápida possível.

Conclusões

Com um diagnóstico bem estabelecido, é preciso que os profissionais de saúde estejam atentos com a possibilidade da doença, na expectativa de evitar a peregrinação enfrentada pela paciente do referido caso.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Mononucleose infecciosa, adenomegalias, febre, linfoma

Área

Infectologia

Autores

FERNANDA MESQUITA RODRIGUES, ANA BEATRIZ MACÊDO PRATA, DENNYSE ARAÚJO ANDRADE, MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES JUCÁ