13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

GRIPE H1N1: ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL EM AMBIENTE AMBULATORIAL HOSPITALAR

Introdução

Em virtude do início da sazonalidade da influenza no Brasil, torna-se preponderante a abordagem junto aos responsáveis pela população infantil durante esse período, visando à conscientização sobre os riscos e agravos decorrentes desta gripe e sua prevenção através da vacinação, haja vista ser o público pediátrico prioritário na campanha anual.

Objetivos

Descrever a experiência de uma atividade multiprofissional acerca da gripe H1N1 realizada em setores ambulatoriais de um hospital infantil.

Relato de Experiência

Trata-se de um relato de experiência que se deu em dois momentos: Inicialmente em um Núcleo de Orientação e Estimulação ao Lactente (NOEL) e posteriormente no setor de medicação de doenças raras (Hospital Dia). As atividades foram desenvolvidas através de um jogo de perguntas que buscava saber o conhecimento prévio e empírico dos responsáveis ali presentes. Neste momento encontravam-se os profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Psicologia. Ao final foi concedido um momento para que as participantes pudessem tirar dúvidas acerca deste e de outros temas relevantes.

Reflexão sobre a experiência

Observou-se o entrosamento com a equipe multiprofissional e a participação ativa dos envolvidos, que manifestaram um abrangente conhecimento prévio acerca do tema, relatando aspectos como: grupos prioritários para vacinação, efeitos adversos à vacina mais comuns e gravidade da patologia. Tais conhecimentos foram complementados com informações adicionais pela equipe de profissionais bem como houve esclarecimento de dúvidas e reforço do conhecimento precedente.

Conclusões ou recomendações

Concluiu-se que atividades de promoção e educação em saúde agregam saberes que são potencializados por experiências relatadas pelos usuários envolvidos, mostrando a importância da realização de abordagens multidisciplinares similares dentro do ambiente hospitalar.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Educação em saúde; Pesquisa Interdisciplinar; Educação Continuada.

Área

Pediatria Ambulatorial

Autores

Thalita Jéssica Ferreira Da Rocha, Joana Maria Rocha Sales, Brenda Santos De Oliveira, Vanilla Oliveira Alencar, Rebeca Silvestre Chaves Silva, Viviane Suassuna Oliveira Brito