Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: HEMANGIOMA E ESCABIOSE EM PACIENTE PEDIÁTRICO NO HOSPITAL SÃO JOSE
Introdução
O hemangioma infantil (HI) é um tumor benigno caracterizado por angiomas vasculares ocasionados por um crescimento considerado anormal dos vasos sanguíneos. A escabiose é uma dermatose infeciosa, frequente na população pediátrica. A erupção cutânea na escabiose clássica é consequência da infestação e das reações de hipersensibilidade ao parasita, caracterizada por lesões pápulo-vesiculares, eritematosas, geralmente simétricas, com intenso prurido.
Objetivos
Apresentar relato de caso sobre as manifestações clínicas do hemangioma e da escabiose em paciente pediátrico.
Relato do caso
M.A.M, 5 meses, parda. Mãe relata que há um mês originou quadro de prurido intenso, com pápulas na região do dorso, membros superiores e inferiores. Posteriormente houve a ruptura de uma lesão elevada, presente desde o nascimento, bem delimitada, coloração avermelhada, com aspecto nodular, na região superior do abdome. Cita dois episódios de ruptura, em que no primeiro houve extravasamento de sangue e no segundo secreção de líquido com aspecto mucoide, evidenciados sinais flogísticos no local da lesão. Evoluiu para uma lesão de aspecto ulcerado com bordas hiperemiadas. Deu entrada no hospital São José, onde foi administrado oxacilina, bromoprida, hixizine e permetrina.
Discussão
tratamento da escabiose pediátrica permanece em discussão, porém, opções como a permetrina a 5% e o enxofre são as mais utilizadas. A maioria dos HI tem evolução favorável, com regressão espontânea. É recomendada atitude expectante. As indicações para tratamento é dor e ulceração. A terapêutica médica inclui administração sistêmica de medicamentos.
Conclusões
Paciente já possuía HI e ao adquirir escabiose houve a sobreposição dos casos, sendo a escabiose fator desencadeador para a ruptura do HI. Alterando, dessa forma, a possível conduta expectante no caso de HI.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)
Escabiose, Hemangioma, Relato de caso, Manifestações clínicas, Pediátrico
Área
Infectologia
Autores
Camila Galdino Sales Sousa, Álvaro Brício Assumpção Almeida e Silva, Sofia Campelo Pereira , Raquel Pompeu de Montier Barroso, Gabrielle Lima da Silva, José Nivon da Silva