Dados do Trabalho
Título
A HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DE UM ENSAIO FOTOGRÁFICO EM UMA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAIS
Introdução
A residência multiprofissional propõe ações em busca da humanização no ambiente hospitalar, através de práticas voltadas para o cuidado integral do paciente e da família, proporcionando o empoderamento e protagonismo dos usuários em seu processo saúde-doença.A humanização é um desafio transversal a todos os atores em saúde e vai para além de quem é cuidado, ou seja, envolvendo, também, os seus cuidadores e demais atores do contexto hospitalar.
Objetivos
Relatar a experiência de residentes multiprofissionais na humanização da saúde por meio de um ensaio fotográfico em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN).
Relato de Experiência
A ação contou com a participação de um fotógrafo profissional voluntário junto com a equipe de residentes multiprofissionais, onde foi proporcionado para as mães um momento de cuidados para beleza e utilizado adornos natalinos higienizados para cada neonato. As fotos, foram realizadas em seis leitos, articuladas com a equipe de saúde de referência da unidade, sendo composta por 24 leitos e o critério de inclusão foram lactentes acompanhados de suas genitoras e que estivessem clinicamente estáveis.
Reflexão sobre a experiência
O projeto oportunizou um momento de fortalecimento de vínculos junto aos acompanhantes, aos usuários e a equipe de saúde, afim de trazer para os acompanhantes uma memória visual e afetiva diferente da normativa hospitalar, propiciando o fortalecimento dos recursos de enfrentamento dessas famílias e trazendo um olhar mais holístico e integral.
Conclusões ou recomendações
Concluímos que pensando a partir da humanização do ambiente hospitalar a ação de fotografar os bebês internados na UCIN, foi pensada visando a quebra do paradigma de um contexto de vulnerabilidade, de sofrimento, de ruptura de expectativa e do fluxo natural da vida, haja vista que à equipe de residentes multiprofissionais propiciou uma reflexão acerca da assistência, sendo possível repensar a postura profissional diante da prática do cuidado, buscando torná-lo acolhedor e humanizado.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Humanização, Neonatologia e Equipe de Assistência ao Paciente
Área
Neonatologia
Autores
Maria Aline Lima Saraiva Praseres, Suziane Cosmo Fabrício, Rebecca Camurça Torquato, Nívea Maria do Nascimento Barros, Juliana Borges Gomes, Rebeca Vasconcelos Marques