13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA SUPLEMENTAÇAO DO FERRO EM LACTENTES

Introdução

A anemia por deficiência de ferro configura-se como a principal doença carencial no mundo, tendo consequências a longo prazo, como: atraso no desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e comportamentais; aumento de morbimortalidade; prejuízo do sistema imunológico e comprometimento no campo audiovisual. O consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria Junho/2018 recomenda suplementar ferro profilático a partir do terceiro mês de vida, sendo mantida até dois anos.

Objetivos

Identificar o conhecimento das mães sobre a importância do uso de ferro profilático em lactentes e conscientizá-las da necessidade de suplementar todas as crianças.

Relato de Experiência

Diálogo com 42 mães do ambulatório de puericultura de Centro de Saúde Materno Infantil em Maio/2019 que participaram voluntariamente visando o fortalecimento da promoção à saúde de seus filhos. A faixa etária materna estava entre 15 e 35 anos, a maioria possuía ensino fundamental. Na ocasião, foram orientadas sobre dieta, benefícios do ferro e riscos da anemia ferropriva para saúde e desenvolvimento das crianças.

Reflexão sobre a experiência

No diálogo detectamos que embora metade das mães demonstrassem saber algo sobre anemia ferropriva, poucas entendiam a necessidade do uso de ferro profilático, qual período necessário suplementar e quais alimentos possuem ferro. Isso nos preocupa, já que a maioria possuía ensino fundamental completo e a baixa renda das participantes do programa, contribui para alimentação precária.

Conclusões ou recomendações

Como a maioria das mães não soube informar a importância do ferro, conclui-se que este fato pode comprometer a adesão à suplementação profilática. Há necessidade de um Programa de Educação em Saúde, nessa população, com foco na suplementação de ferro, essencial para a puericultura adequada. A implementação das normas do novo consenso é fundamental na redução da anemia carencial, diminuindo sequelas ocasionadas pela mesma. A anemia ferropriva é mais que uma doença carencial, é uma urgência médica!

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

uso de ferro profilático, anemia ferropriva, suplementação de ferro na infância

Área

Pediatria Ambulatorial

Autores

Izadora de Sousa Pereira, Jocileide Sales Campos, Pricylla Quesado de Castro, Agapito de Araújo Feitosa Neto, Amanda Plácido da Silva Macêdo, Monic Maria Lóssio Rocha Maia