13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O discente relata sua experiência acadêmica como monitor da disciplina de saúde da criança e do adolescente. O mesmo destaca a importância da monitoria ao auxiliar os docentes na prática clínica, ao contribuir para aprendizagem dos outros alunos e ao possibilitar ao aluno monitor aprofundamento na área especificada. Além disso, a monitoria possibilita obter um contato mais próximo com o ensino por meio de aulas semanais que incluem conteúdos anteriormente aprendidos.

Objetivos

Relatar a experiência de atuar como monitor em uma instituição de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte - CE, no período compreendido entre os meses de agosto de 2018 a junho de 2019.

Relato de Experiência

As atividades são desenvolvidas no ambulatório escola da Faculdade Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, todas as sextas feiras, e são supervisionadas pelos monitores. Essa monitoria é de grande valia, pois o discente tem a oportunidade de obter um contato mais próximo com a docência e está possibilitando rever conteúdos teóricos anteriormente aprendidos. Ademais, está sendo um grande desafio, pois a Pediatria é uma disciplina complexa e de grande importância que exige estudos constantes. Quanto aos estudantes, é importante estabelecer uma boa relação, pois se essa empatia não existir, o trabalho é prejudicado.

Reflexão sobre a experiência

Nesses meses, os horários da monitoria foram divididas com outras atividades extracurriculares. Além disso, essa atividade foi benéfica para os alunos e para o monitor, pois houve troca de informações relevante para ambos.

Conclusões ou recomendações

A monitoria configura-se como importante vertente acadêmica exercida para crescimento pessoal e profissional. Tal atividade representa experiência de aprendizado fundamental, dado a grande oportunidade de conhecer e vivenciar de forma mais intensa a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem sob a luz da docência.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Monitoria, experiência, pediatria

Área

Ensino na área da Pediatria

Autores

Marcilia Kelly Diógenes, Alice Oliveira, Dayrana Furtado, Cicera Luana Tavares, Keyla Guimarães