13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO : PURPURA DE HENOCH-SCHONLEIN EM PACIENTE PEDIATRICO NO HMCA

Introdução

A Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS) é uma vasculite de pequenos vasos com deposição de imunocomplexos IgA. Envolve a pele e outros órgãos. Comum na 1ª década de vida. Caracteriza-se por lesão cutânea purpúrica palpável, podendo ter acometimento articular, gastrointestinal e renal.

Objetivos

Descrever a evolução das manifestações clínicas em relação ao acometimento da Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS) por meio de um relato de caso em paciente pediátrico.

Relato do caso

C.S.L, 5 anos, masculino, deu entrada na Emergência do Hospital Municipal da Criança em Guarulhos-SP, com dor e hiperemia em tornozelo direito há 3 dias. Sinais vitais estáveis, petéquias em MMI, ferida em perna direita com edema local e secreção purulenta. Diagnosticado com celulite e iniciado oxacilina. No segundo dia de internação, teve aumento das lesões e dor abdominal.Após avaliação teve suspeita de PHS, iniciado analgesia e protetor gástrico. Retorna com dor abdominal mais intensa, epistaxe, hematêmese e mesmas lesões purpúricas. Foi encontrado úlcera duodenal e bulboduodenite erosiva, sendo transferido a UTI. Manteve-se estável. Após 3 dias teve alta, retornando com hematêmese, dor abdominal e lesões menos extensas em MMII. Foi internado e manteve-se estável durante 7 dias, houve melhora, não sendo necessário imunossupressão.

Discussão

A causa da doença é desconhecida, porém existem fatores desencadeantes, como: infecções das vias aéreas superiores, vacinas e medicamentos. O acometimento gastrointestinal ocorre de 50-85% dos casos. O tratamento é o alívio dos sintomas. Normalmente, é autolimitada e benigna. Recebeu suporte medicamentoso, nutricional e clínico, gerando diminuição das lesões e melhora do quadro, sem uso de imunossupressor, sem complicações renais.

Conclusões

As manifestações gastrointestinais são frequentes na vasculite por IgA, apesar de a grande maioria ser de caráter leve, complicações graves e potencialmente fatais como, sangramento, invaginação e perfuração intestinal, podem ocorrer e requerem tratamento mediato.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Púrpura de Henoch-Schonlein, vasculite, pediátrico, manifestações clínicas

Área

Reumatologia

Autores

Gustavo Guimarães Barreto Alves, Raquel Pompeu de Montier Barroso, Ana Luisa Duarte de Paula Abreu, Camila Galdino Sales Sousa, Álvaro Brício Assumpção Almeida e Silva, Sofia Campelo Pereira