13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE STEVENS-JOHNSON: EMERGENCIA PROVOCADA POR FARMACODERMIA EM PACIENTE SINDROMICO - UM RELATO DE CASO

Introdução

A síndrome de Stevens-Johnson é uma reação de hipersensibilidade potencialmente fatal em até 5% dos casos, que acomete a pele e as mucosas. As principais etiologias em adultos são fármacos e neoplasias, enquanto em pacientes pediátricos são infecções virais, principalmente do trato respiratório superior. Em até 50% dos casos é idiopática. O quadro clínico inicial consiste em sintomas inespecíficos, como febre, mal-estar, mialgias e artralgias, e posteriormente surgem erupções cutâneas em face, pescoço e tronco, que podem evoluir para ulcerações e necrose.

Objetivos

Relatar caso de paciente com Síndrome de Stevens-Johnson e comparar quadro observado com a literatura.

Relato do caso

Paciente, masculino, 1 ano e 2 meses, portador de síndrome de Down, iniciou quadro febril após exposição à chuva. Mãe, então, medicou o filho com dipirona xarope, o que desencadeou aparecimento de hiperemia em tronco e face, além de congestão nasal, que evoluiu para a apresentação de lesões eritematosas na face, motivando-a a buscar o Hospital Infantil Albert Sabin.

Discussão

Este caso é incomum, pois foi causado por fármaco, etiologia mais prevalente em adultos, e porque não houve acometimento das mucosas, que ocorre em 90% dos quadros. Contudo, apesar da apresentação inusitada, foi dado o diagnóstico clínico após avaliações, e não foi necessária realização de biópsia de pele para confirmação, iniciando-se prontamente o tratamento sintomático e o de suporte.

Conclusões

A Síndrome de Stevens-Johnson é uma emergência dermatológica de difícil diagnóstico, devido ao quadro clínico semelhante a outros quadros com acometimento dermatológico. Além disso, a maior susceptibilidade de pacientes com Síndrome de Down a possuírem alterações dermatológicas, contribui para tal dificuldade diagnóstica. Dessa forma, reforça-se a importância da prescrição medicamentosa racional e, caso haja farmacodermia, da eliminação imediata do agente causador e do encaminhamento para internação em serviço hospitalar.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Síndrome de Stevens-Johnson. Farmacodermia. Relato de caso.

Área

Alergia

Autores

Ana Beatriz Macêdo Prata, Dennyse Araújo Andrade, Fernanda Mesquita Rodrigues, Maria da Conceição Alves Jucá, Rosenilde Nascimento Silva, Thaís Soares de Lima