13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

USO DE DROGAS NA GESTAÇÃO - UMA VISÃO ALÉM DOS LIVROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Introdução

No contexto atual brasileiro, ainda é bastante recorrente o consumo demasiado de drogas, como o tabaco, o álcool e drogas ilícitas, entre mulheres no período gravídico-puerperal. Esse cenário preocupante desencadeia uma série de problemáticas tanto para a mãe quanto para o feto em desenvolvimento.

Objetivos

Descrever a vivência de acadêmicos de medicina em uma roda de conversa com agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a temática do consumo de drogas na gestação.

Relato de Experiência

Durante o ano de 2018, ocorreram 13 óbitos de pacientes neonatos vinculados à UBS Rigoberto Romero. Baseando-se nesses dados, fomos estimulados a abordar diversas causas relacionadas à mortalidade infantil com o intuito de orientar os ACS em relação à prevenção dessas causas. Realizamos uma dinâmica explanando os inúmeros impactos do consumo de drogas na gravidez, além de lermos relatos de gestantes que eram usuárias de drogas, permitindo que os agentes de saúde comentassem sobre suas experiências com mulheres que vivenciavam situação semelhante. Uma agente citou: “existe uma diferença muito grande entre a prática e a teoria {...}”. Isso ilustra a dificuldade que os agentes possuem de abordar mulheres drogaditas, pois elas geralmente lidam com a droga como forma de trabalho ou como mecanismo de escape de uma realidade problemática, o que pode resultar em dependência química.

Reflexão sobre a experiência

Após a troca de experiências contidas na literatura médica e a realidade vivenciada, na pratica, pelos ACS, possibilitou que compreendêssemos os inúmeros desafios ainda enfrentados pela saúde pública do brasil na contemporaneidade.

Conclusões ou recomendações

Portanto, podemos observar que é essencial a realização de atividades em grupo com os ACS, já que eles constituem uma conexão entre as mulheres usuárias de drogas que vivem na comunidade e a atenção primária de saúde.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Drogas, gestação, mortalidade infantil

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Rafael Alves Bezerra Santos, Rebeca Carvalho Rodrigues, Zuila Rafaella Cavalcante de Oliveira, Ana Amélia Reis Jereissati