Dados do Trabalho
Título
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Introdução
A brincadeira é defendida como um direito, uma forma própria de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças. É através do brinquedo que a criança aprende a operar cognitivamente. A significativa redução de oportunidades para a atividade física e para o brincar ao ar livre, associa-se ao desenvolvimento de hábitos de vida cada vez mais sedentários e a mudanças nos hábitos alimentares, que conduzem ao surgimento de problemas de saúde infantil.
Objetivos
Traçar o perfil das crianças por meio da realização do brincar, realizar atividades de incentivo a brincadeiras no espaço externo; fomentar o ato de brincar na infância e na adolescência desses indivíduos.
Relato de Experiência
Trata-se de um estudo de pesquisa-ação, realizada em abril de 2019, na Unidade Benedito Arthur de Carvalho. Os sujeitos foram 30 crianças de 7 a 1 anos, participantes de um projeto social. Aplicamos um questionário com 6 questões objetivas, visando saber o tempo dedicado às brincadeiras e os incentivos, conversamos também acerca do uso excessivo de aparelhos eletrônicos e abdicação de brincadeiras para tal fim. Em seguida, fizemos uma gincana com vários circuitos, envolvendo várias habilidades das crianças, inclusive a sensação de pertencimento a um time, em um momento muito descontraído. Como encerramento, oferecemos um lanche.
Reflexão sobre a experiência
No momento da execução da atividade, observamos empolgação crescente das crianças, bem como a concentração para fazer exatamente o que fosse pedido para não prejudicar os colegas da equipe. Percebemos que as crianças ficaram muito felizes em estarmos incentivando um momento de descontração, o que nos deixou satisfeitos, tendo em vista que conseguimos contemplar todos os participantes.
Conclusões ou recomendações
No andamento da atividade, notamos entrosamento das crianças e satisfação por aquele momento, reforçando a importância de estimular brincadeiras, visando o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Sugere-se motivação por parte dos familiares e das escolas afim de obter repercussões positivas.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
infância e adolescência, importância do brincar, desenvolvimento social e psicomotor
Área
Ensino na área da Pediatria
Autores
Flora Capelo Lage, Ana Cecília Leitão, Evellyn Lima, Francisca Patrícia Almeida, Gabriel Vitor Lopes da Silva, Keylla Márcia Souza