13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

TROMBOSE VENOSA CEREBRAL APRESENTANDO-SE COM DIPLOPIA E ESTRABISMO APOS CELULITE SECUNDARIA A ACNE.

Introdução

A trombose venosa cerebral (TVC) tem variável apresentação clínica e etiologia diversa, sendo atribuída frequentemente a infecções bacterianas.

Objetivos

Relatar caso de paciente que evoluiu com TVC após celulite de face secundária a acne.

Relato do caso

A.R.S.S, masculino, 14 anos, história de manipulação de acne evoluindo com celulite de face, febre, diplopia, turvação visual, estrabismo. Apresentava paralisia do nervo abducente com paresia do músculo reto lateral (MRL) pior a esquerda. Iniciado antibioticoterapia com Oxacilina e posteriormente ampliado espectro com Vancomicina, Ceftriaxona e Metronidazol. Desenvolveu reação alérgica, sendo trocado para Tigeciclina. Realizou angiorressonância identificando trombose em veia jugular interna, seio sagital e transverso a esquerda. Iniciada anticoagulação com heparina. Apresentou melhora clínica parcial, com resolução da diplopia e manutenção de paresia do MRL esquerdo. Realizada nova angiorressonância após 15 dias de tratamento, evidenciando fluxo parcial nos seios sagital e transverso, com melhora significativa da TVC.

Discussão

Infecções de pele são importantes fatores de risco para TVC. O paciente apresentou celulite de face, e, após sintomas neurológicos foi suspeitado de TVC. Na suspeita de TVC secundária a infecção, deve ser realizado exame de imagem para confirmar o quadro e, após diagnosticada, está indicado antibiótico de amplo espectro e anticoagulação, com objetivo de evitar possíveis complicações como êmbolos sépticos. Conforme descrito, após tratamento instituído o paciente apresentou melhora clínica, laboratorial e de imagem parcial, sendo considerada resposta positiva a terapia instituída.

Conclusões

Com esse caso ressalta-se a importância da suspeita de TVC em pacientes com infecções de face e vias aéreas com sintomas neurológicos, incluindo avaliação específica para que seja instituído tratamento adequado evitando complicações. Também destaca-se importância da orientação da população para evitar a manipulação acnes, afim de conter evoluções como a do caso e possíveis comprometimentos sistêmicos.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Acne. TVC.

Área

Neurologia

Autores

Bárbara Calisto Campos, Marina de Sousa Guedes, Tatiana Pinheiro Dantas, Ricardo Moreira Matos, Karine Estéfane Gonçalves, Larissa Elias Pinho