13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PARAFIMOSE EM PACIENTE PEDIÁTRICO NO HOSPITAL SÃO JOSE.

Introdução

A parafimose é uma emergência caracterizada pela retração do prepúcio por um anel constritivo localizado ao nível do sulco balano-prepucial, o qual dificulta o fluxo sanguíneo e linfático da glande e do prepúcio, causando inchaço e edema na região. Sem tratamento, a isquemia e a gangrena peniana podem agravar e provocar autoamputação em dias ou semanas.

Objetivos

Apresentar um caso de parafimose em paciente pediátrico.

Relato do caso

M.S.P, masculino,13 anos, foi internado com edema em saco escrotal, acompanhado de bolhas e dor, EVA 10, na glande do pênis, que surgiram após relação sexual desprotegida com parceira há 6 dias. Paciente referia hipersensibilidade na região, associada a prurido e exsudação purulenta. Nega febre, dispneia, náuseas e vômitos. A parafimose foi reduzida cirurgicamente. Atualmente, paciente apresenta dor EVA 5, com melhora do prurido e ausência de exsudato na região.

Discussão

A parafimose é uma complicação da fimose, quando o indivíduo com algum grau de fimose consegue expor a glande, mas não consegue recobri-la, resultando em ingurgitação vascular dolorosa da glande e edema distal no pênis. O tratamento inclui reduzir o edema e restaurar o prepúcio a sua posição anatômica. Quando não há sucesso com redução manual, é necessário punções múltiplas ou incisão, criando uma fenda dorsal de emergência, para restaurar a circulação comprometida. A aplicação pré-cirúrgica de gaze embebida em dextrose a 50% reduz o edema e facilita a redução.

Conclusões

Fatores de risco, como não ser circuncidado, puberdade e vida sexual ativa, resultaram na manipulação indevida do prepúcio. Ademais, a demora na busca por atendimento médico agravou o quadro, inviabilizando a redução manual. O incentivo ao retorno do paciente no pós-cirúrgico para orientações evitando o manuseio indevido da glande e efetuar a circuncisão, é importante para evitar recorrências.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Parafimose, Pediátrico, Relato de caso, Emergência

Área

Emergência

Autores

Camila Galdino Sales Sousa, Álvaro Brício Assumpção Almeida e Silva, Sofia Campelo Pereira, Raquel Pompeu de Montier Barroso, Gabrielle Lima da Silva, José Nivon da Silva