13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DE UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em distúrbios do neurodesenvolvimento de determinação multifatorial, manifestando-se em intensidade variável. É caracterizado por comprometimento da comunicação e da interação social, além de assumir comportamento estereotipado. O diagnóstico e o tratamento precoces com atuação multidisciplinar favorecem melhores resultados no desenvolvimento da criança, sendo a família um integrante fundamental no tratamento que apresenta diversas preocupações. O suporte social é, também, para ela, como forma de ajudar a lidar com os desafios enfrentados.

Objetivos

Elucidar a relevância da atuação de profissionais multidisciplinares na abordagem da criança com TEA e no suporte familiar para o enfrentamento das dificuldades diárias.

Relato de Experiência

A Liga de Pediatria da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) utilizou-se de uma mesa redonda para propor um momento de permuta de conhecimentos entre variadas áreas que participam do acompanhamento de crianças com TEA. Compareceram ao evento profissionais multidisciplinares, como: neuropediatra, fonoaudióloga, psicopedagoga e terapeuta ocupacional. Foram abordados aspectos que são trabalhados e observados nos pacientes. Além da participação de acadêmicos do curso de Medicina e de Fisioterapia, familiares de crianças com TEA também estavam presentes, permitindo maior contato com a realidade.

Reflexão sobre a experiência

É de suma relevância expor a acadêmicos da área da saúde a importância da abordagem multidisciplinar no TEA como forma de desenvolver a capacidade de comunicação entre profissionais da área da saúde desde o âmbito acadêmico, a fim de proporcionar aos pacientes diagnóstico e intervenção precoces, visando colaborar com o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com TEA e auxiliar os familiares perante os desafios diários.

Conclusões ou recomendações

Percebeu-se que é de considerável importância o conhecimento sobre o TEA por parte dos profissionais e dos acadêmicos da área da saúde, como também de toda a população, direcionando as abordagens tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento de crianças com TEA.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Transtorno do Espectro Autista; Apoio Social; Comunicação Interdisciplinar

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Lia Correia Moreira, Karen Soares Mendes, Juliana Silveira Rocha Lavor, Valciellen Januário De Sousa Barros, Maria Lise Lopes Ribeiro De Miranda