Dados do Trabalho
Título
ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL DO ALEITAMENTO MATERNO COM GESTANTES DE UMA UAPS DE FORTALEZA
Introdução
A Organização Mundial da Saúde recomenda a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e a suplementação da amamentação até dois anos ou mais, tendo em vista sua importância como componente para a saúde infantil. No entanto, de acordo com a última pesquisa nacional, a prevalência da amamentação no Brasil é baixa.
Objetivos
Relatar a experiência da promoção da educação em saúde e da coordenação dos cuidados em amamentação com as gestantes acompanhadas na UAPS Irmã Hercília.
Relato de Experiência
Foi realizada uma visita pelos estudantes de medicina à UAPS Irmã Hercília, na qual houve o desenvolvimento de um diálogo multidisciplinar, por meio de estações, com gestantes da unidade a respeito do aleitamento materno. Através da participação de profissionais e de acadêmicos da nutrição, da enfermagem, da medicina e da odontologia, foram abordados os seguintes assuntos, respectivamente: benefícios do aleitamento materno exclusivo e os malefícios do leite artificial, técnica da amamentação (preparo das mamas e pega), mitos e verdades e principais problemas relacionados à amamentação, cuidados com a saúde bucal do binômio mãe-filho.
Reflexão sobre a experiência
Tal vivência foi de importância bastante pertinente para que se otimizasse a noção da abordagem multiprofissional diante das realidades de saúde encontradas sobre manejo e conhecimento acerca da amamentação, principalmente para as mães de primeira viagem, as quais tinham apreensão sobre como lidar com a experiência da maternidade. Destaca-se, ainda, o esclarecimento a respeito do colostro, que se mostrou eficaz no público trabalhado.
Conclusões ou recomendações
A ação conjunta dos profissionais da área da saúde voltada à prática do aleitamento materno compõe um eficaz meio de intervir para o aumento dessa atitude e, consequentemente, para garantir às crianças os seus benefícios, como a colaboração para a formação do sistema imunológico.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
Aleitamento materno. Equipe multiprofissional.
Área
Aleitamento Materno
Autores
Ana Gabriely Sales da Silva, Ana Beatriz Bastos Cordeiro, Ana Carolina de Souza e Silva, Andreza Alves de Sousa, Sérgio Gabriel Monteiro Santos, Cristiano José da Silva