Dados do Trabalho
Título
A DIFICULDADE DE EDUCAÇAO EM SAUDE SOBRE MAUS TRATOS INFANTIL EM UM CENTRO UNIVERSITARIO
Introdução
A violência infantil é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo umas das principais causas de morte em crianças e adolescentes. É preciso se atentar a sinais sugestivos de maus tratos, como lesões cutâneo-mucosas e múltiplas fraturas em diferentes estados de evolução. Histórias incompatíveis com achados físicos e supostos acidentes também são sinais de alarme. Os pais, ainda, são considerados principais causadores, dificultando a abordagem profissional. Entretanto, o papel de reconhecimento de maus tratos infantis não se encontra apenas no profissional, mas na sociedade, que deve estar preparada para identificar e denunciar, garantindo os direitos da criança e do adolescente.
Objetivos
Relatar a experiência dos alunos em uma ação de educação em saúde na própria instituição
Relato de Experiência
Ação realizada pelos estudantes da Liga de Pediatria, dia 06 de Abril de 2019, no campus da Universidade de Fortaleza no horário da manhã, em comemoração ao dia Mundial da Saúde, cujo tema foi, Como Reconhecer os Maus Tratos na Infância. Foi exposto um banner explicando como identificar tais sinais e foram usados folhetos para entregar à população, onde encontramos dificuldade em entregá-los e de manter um diálogo explicativo.
Reflexão sobre a experiência
Por ser um tema bastante relevante, havia grandes expectativas, pois no ambiente universitário teríamos a oportunidade de interagir com os alunos, compartilhando conhecimentos. Porém, não houve participação do público, prejudicando a boa execução da tarefa, pois muitas pessoas não demonstravam disposição em conhecer o tema, mesmo sendo um assunto de extrema importância, tendo em vista que as crianças, muitas vezes não comunicam a agressão e ficam suscetíveis aos agressores.
Conclusões ou recomendações
Devido às dificuldades encontradas, a abordagem através de outras metodologias deve ser tentada, para que se consiga atingir esse público, uma vez que o tema é extremamente importante para a saúde da criança.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)
maus tratos, violência infantil
Área
Segurança do paciente
Autores
Jordana Barreto Alves Melo, Amanda Maria Rodrigues Campelo, Carolina Feijó Cavalcante, Thacila Maria Rocha Carolino Passos, Fernanda Colares de Borba Netto