Dados do Trabalho
Título
MASSAS ABDOMINAIS NA NEONATOLOGIA: UM RELATO DE CASO
Introdução
As ultrassonografias obstétricas podem levar à descoberta de alterações fetais, como a presença de massas abdominais. Assim, é importante saber conduzir estes casos, desde a indicação do lugar do parto, até a investigação e manejo das alterações.
Objetivos
Relatar o caso de um paciente com diagnóstico pré-natal de massa abdominal, ressaltando a investigação e manejo clínico e cirúrgico.
Relato do caso
Recém-nascido a termo, deu entrada no quinto dia de vida, para investigação de alterações encontradas em ultrassonografias obstétricas realizadas no terceiro trimestre, a saber: polidrâmnia, megaureter direito e imagem cística em abdome inferior à esquerda, exercendo efeito de massa sobre as estruturas vizinhas.
Durante internamento hospitalar, foi solicitado raio-X abdominal e exames laboratoriais, que não demonstraram alterações; e ultrassonografia abdominal, que evidenciou formação cística de paredes finas e conteúdo anecóico na cavidade abdominal esquerda, estendendo-se desde o hipocôndrio à fossa ilíaca/ pelve, medindo cerca de 8,1 x 6,6 x 4,0 cm, sendo consideradas as hipóteses de cisto de duplicação entérica e de cisto ovariano.
Discutido caso com Cirurgia, que orientou videolaparoscopia diagnóstica. Esta evidenciou volumoso cisto ovariano esquerdo. Foi realizada, então, punção percutânea do cisto, com drenagem de 110ml de líquido citrino, tração de cisto transumbilical com destelhamento do mesmo, e envio de material para biópsia. Paciente evoluiu bem, recebendo alta com acompanhamento ambulatorial.
Discussão
É fundamental uma abordagem racional das massas abdominais no período neonatal. A realização de exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos auxilia no diagnóstico; a depender do caso, a videolaparoscopia pode ser necessária.
O tratamento cirúrgico de cistos ovarianos deve ser reservado para os maiores, pela possibilidade de torção, ou em casos duvidosos.
Conclusões
As massas abdominais na neonatologia envolvem grande número de doenças. Fornecer diagnóstico precoce e manejo adequado devem ser os objetivos nestes casos.
Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)
Neonatologia; Assistência ao paciente
Área
Neonatologia
Autores
Luana Fávaro Holanda, Verlene de Araújo Verdiano, Juliana Jéssica Batista Pitombeira, Jessica Bezerra Custódio, Débora Linhares Rodrigues, Ana Rosana Alencar Guedes Mont'Alverne