Dados do Trabalho
Título
Vivências do projeto de extensão “HIV em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral” - desenvolvimento de habilidades clínicas, científicas e humanas em estudantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará
Introdução
Um dos maiores desafios mundiais relacionados ao HIV trata-se da manutenção da terapia antirretroviral (TARV) em níveis ótimos. Sem a adequada aderência à terapêutica, há o risco da seleção de mutações, desenvolvimento de resistência às drogas, queda da imunidade, surgimento de doenças oportunistas e aumento da transmissão do vírus. Dessa maneira, os integrantes do projeto "HIV em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral" obtiveram contato direto com pacientes em abandono de TARV em um hospital de referência em Fortaleza, na busca do entendimento sobre o perfil sociodemográfico e dos fatores motivadores ao abandono do acompanhamento médico e da terapia.
Objetivo
Destacar a importância do projeto de extensão "HIV em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral" como promotor do ensino-aprendizado prático, científico e humano para estudantes do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Os integrantes do projeto, com supervisão do professor e orientador, estudaram os fatores que influenciam a adesão à terapia antirretroviral e desenvolveram um questionário, o qual inclui os dados pessoais e sociodemográficos dos pacientes e as suas motivações para o abandono de TARV. Posteriormente, iniciaram o acompanhamento com o orientador no ambulatório de resgate a pacientes em abandono de TARV, no Hospital São José (HSJ), onde vivenciaram o atendimento aos pacientes com HIV que não estão aderindo ao tratamento. Os alunos aprendem a abordar a adesão à TARV do ponto de vista médico, preparando-se para uma segunda fase de aplicação do questionário desenvolvido. Além disso, aconselham os pacientes sobre a importância da manutenção do tratamento, debatendo sobre as implicações do abandono e tirando as dúvidas que eles apresentam. As informações obtidas serão utilizadas, ao fim da experiência prática, para a construção de uma pesquisa científica acerca dos fatores envolvidos no abandono de TARV em pacientes do HSJ.
Discussão
Além do reconhecimento sintomatológico das principais comorbidades do HIV, os alunos aprendem a manejar e a aconselhar pacientes em abandono de TARV. A postura acolhedora destacada no cenário de assistência do Hospital São José, em destaque à estigmatizada situação das pessoas vivendo com HIV, contribuem para a formação médica e humana dos alunos.
Conclusão
O projeto promove aprendizado prático, científico e humano para estudantes de Medicina por meio do desenvolvimento de habilidades acadêmicas e clínicas.
Palavras Chave
HIV; TARV; Adesão; Educação médica; Projeto de extensão.
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Melissa Fiuza Saboya, Lorena Agra Ramos, Natan Santos Pereira, Érico Antônio Gomes de Arruda