Regras dos trabalhos
NORMAS
Período de envio de trabalhos: até 05/10
Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: a partir do dia 24/10/2022
A Comissão Organizadora reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas abaixo estabelecidas, bem como reclassificar a área selecionada do trabalho enviado e definir a forma de apresentação do trabalho aprovado.
Somente serão aceitos trabalhos enviados através do formulário eletrônico disponível no site do evento. Os trabalhos não poderão ser enviados via e-mail ou por qualquer outro meio de comunicação.
O autor que enviar o resumo será denominado autor correspondente. Toda a comunicação do congresso referente ao trabalho será direcionada ao autor correspondente, que se responsabilizará em repassar as informações aos outros autores/coautores.
É necessário um login (e-mail) e uma senha para acessar o formulário de envio de trabalhos. Ao acessar o formulário pela primeira vez, é necessário efetuar o cadastro do autor correspondente, clicando no quadro NÃO CADASTRADOS (efetuar cadastro) e preencher os dados solicitados.
O autor correspondente que enviar o trabalho deve preencher um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação do Congresso será efetuada via e-mail, inclusive o aceite do trabalho.
Os trabalhos devem ser cadastrados em Português, não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.
Não há limitação de número de trabalhos enviados por autor correspondente.
É possível revisar ou fazer alterações nos trabalhos a qualquer momento até a data limite de envio ou até acionar o comando ENVIAR. O trabalho só é recebido pela secretaria após o acionamento do comando ENVIAR.
É importante revisar atentamente todo o conteúdo cadastrado antes de enviar o trabalho, pois depois de enviado, o trabalho não poderá ser modificado, a Secretaria Executiva não poderá efetuar nenhum tipo de correção ou inclusão de informação, seja no resumo, no título ou autoria do trabalho.
O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores.
Ao submeter o resumo, os autores/coautores autorizam a comissão organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral. Os autores assumem o cumprimento da legislação e normas éticas que regem a pesquisa envolvendo seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
CATEGORIAS DOS TRABALHOS
Serão aceitos trabalhos do tipo: 1. Relato de caso; 2. Trabalho de investigação (observacionais - epidemiológicos ou ensaios clínicos); 3. Relato de experiência.
Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em outros congressos/eventos científicos. Não serão consideradas na análise da Comissão Científica revisões de literatura, revisões narrativas ou revisões sistemáticas.
Não serão aceitos resumos que mencionem que os “resultados serão apresentados posteriormente”, “os dados serão discutidos durante a apresentação”.
Não poderão ser incluídos no resumo imagens, gráficos ou tabelas.
Solicitamos atenção ao copiar-colar conteúdo advindo de outros programas para dentro da área de submissão, a fim de ajustar os caracteres.
- Máximo de autores/coautores por trabalho: 10
- Máximo de trabalhos por autor correspondente: ilimitado
- Máximo de caracteres por resumo: 2.500 (incluindo os espaços), sem contar título e autoria/filiação, e obedecer às regras de formatação abaixo descritas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.
Estrutura do resumo: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
Estrutura do resumo para relato de caso ou relato de experiência: Introdução, Objetivo, Descrição do caso ou Relato de experiência, Discussão/Conclusão.
Título: incluir no local indicado o título completo do trabalho, contendo até 250 caracteres (incluindo espaços), primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.
Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso. O nome do apresentador deverá estar identificado.
Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
Idioma: Português (não serão aceitos trabalhos em outros idiomas).
Formas de Apresentação: Oral e E-pôster (Pôster Eletrônico).
Áreas de interesse: 1. Covid-19; 2. HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST; 3. Imunizações e Infectopediatria; 4. Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS); 5. Diagnóstico das doenças infectoparasitárias; 6. Educação em Infectologia; 7. Medicina Tropical e Medicina dos Viajantes; 8. Micobacterioses 9. Infecções Fúngicas; 10. Doenças Emergentes e Re-emergentes; 11. Arboviroses; 12. Infecções Bacterianas; 13. Infecção em Imunodeprimidos; 14. Miscelânea.
O resultado dos trabalhos selecionados para Apresentação Oral ou E-Pôsteres, assim como a data, horário e sala de apresentação, serão divulgados a partir do dia 24/10/2022, através do site do evento. Também será enviado e-mail para o autor correspondente.
- Tempo apresentação oral: 10 minutos de apresentação + 5 minutos de discussão
- Tempo apresentação E-pôster: 4 minutos de apresentação + 2 minutos para discussão
- Prazo para envio do arquivo de E-pôster até dia 08/11/2022.
O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via E-pôster e os autores serão informados desta decisão.
TEMPLATE
Clique aqui para baixar o template do E-Pôster.
PUBLICAÇÃO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados na forma E-Pôster e na forma ORAL serão publicados na Revista VIVER São José (ISSN 2764-3476).
Os trabalhos não apresentados não receberão certificados e nem serão publicados na revista.
CERTIFICADOS
Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
Será emitido um (01) certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
PREMIAÇÃO
Os três melhores trabalhos na forma de ORAL apresentados no Congresso serão premiados na sessão de encerramento do evento.
Os trabalhos que não forem apresentados, não serão candidatos à premiação.
Para que o trabalho seja apresentado no Congresso, será necessário que o apresentador esteja inscrito.
- 1º LUGAR: os autores receberão o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e mais cinco (05) inscrições cortesias para o VII Congresso Cearense de Infectologia, sendo uma inscrição obrigatória para o autor principal do trabalho.
- 2º LUGAR: os autores irão receber o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) e mais três (03) inscrições cortesias para o VII Congresso Cearense de Infectologia, sendo uma inscrição obrigatória para o autor principal do trabalho.
- 3º LUGAR: os autores irão receber o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) e mais duas (02) inscrições cortesias para o VII Congresso Cearense de Infectologia, sendo uma inscrição obrigatória para o autor principal do trabalho.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão de Avaliação de Trabalhos do VI Congresso Cearense de Infectologia e da XV Jornada Científica do Hospital São José.
Comissão Organizadora
VI Congresso Cearense de Infectologia
XV Jornada Científica do Hospital São José