VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

AÇAO DE EXTENSAO PROJETO TUBERCULOSE EXPLICA: USO DO INSTAGRAM COMO DIFUSOR DE CONHECIMENTO ACERCA DE CONCEITOS DA OPERACIONALIZAÇAO DA TUBERCULOSE

Introdução

O agente causador da Tuberculose (TB), Mycobacterium tuberculosis, possui baixa capacidade de provocar efeitos patológicos sistêmicos, ainda que possua alta taxa de infectividade, pois é altamente transmissível. Ademais, devido à longa antibioticoterapia, muitos pacientes não aderem ao tratamento durante o tempo devido. Isso, aliado ao despreparo de alguns profissionais da saúde atrapalha o combate à doença e ao preconceito que ela carrega.

Objetivo

Promover a sistematização de informações relevantes acerca da TB por meio de pesquisa e estudos com graduandos e profissionais da saúde,divulgando o conhecimento adquirido, a fim de combater a desinformação e o preconceito que rodeiam os enfermos.

Descrição do caso ou Relato de experiência

O Projeto “Operacionalização do Controle da TB nas Unidades Básicas de Saúde” surgiu da percepção de que, além de dominar as manifestações clínicas, exames complementares e os esquemas terapêuticos, o profissional deve entender as formas de encontrar doentes, acompanhá-los e promover a adesão do tratamento O local ideal para promover essas habilidades é na UBS, onde essas ações ocorrem. Pôde-se contar com o apoio de internos do curso de Medicina que estão ou estiveram nos postos de saúde, a fim de orientar as decisões dos próximos estudantes. Assim, vislumbrou-se a oportunidade de expandir a comunicação e alcançar a população em geral. Foram feitas publicações de pôsteres informativos na rede social Instagram com informações sobre a TB, utilizando linguagem simples e objetiva. As informações compartilhadas buscam explicar, de forma lúdica, a transmissão, o tratamento, o diagnóstico, a prevenção, os principais exames, detalhando a aplicação e o método utilizado por cada um.

Discussão

A experiência permitiu o contato com relatos de pacientes que tiveram suas vidas atingidas pela discriminação e pelo preconceito contra a TB, e com profissionais da saúde, que , em parte, sentiam-se despreparados para atender esses pacientes. O contato mostrou que há muito a ser feito na operacionalização do atendimento ao paciente e na disseminação de informações que mitiguem os preconceitos construídos. Com base nisso, acredita-se que as redes sociais, por terem maior alcance e estarem tão presentes no cotidiano da maioria dos brasileiros, sejam o melhor meio de divulgação desses conhecimentos.

Conclusão

Os resultados obtidos mostram que o projeto está se desenvolvendo e está progredindo para garantir o cumprimento dos seus objetivos.

Palavras Chave

Tuberculose; Instagram; Operacionalização

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Liga de Estudos em Doenças Infecciosas - LEDI - UFC
Membro do Projeto de Operacionalização da Tuberculose na Unidade Básica de Saúde - UFC

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil

Autores

Vladmir Nascimento Aragão, José Inayam Estevam Façanha, Monica Cardoso Facanha, Caetano Luis Fernandes Moraes